O 3º Encontro do Fórum de Planejamento, Estratégia e Gestão foi aberto na manhã desta terça-feira (1º) no auditório Jorge Moraes Jardim do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). O objetivo é apresentar as propostas que integrarão a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2015, sugeridas pelos servidores de todas as comarcas goianas.

O evento é resultado de uma série de ações articuladas pela Secretaria de Gestão Estratégica (SGE), que reuniu integrantes das 127 comarcas para discutir planejamento estratégico e orçamento. Divididos em 13 regiões, os grupos de participantes, nos meses anteriores, levantaram demandas em diversas áreas, resultando em 197 propostas – sendo que parte já foi colocada em prática e outras serviram para embasar pontos da LOA.

Durante abertura, o juiz-auxiliar da Presidência Carlos Magno Rocha da Silva falou sobre a importância da participação de servidores e magistrados para pensar em ações de melhoria para o desenvolvimento de seus trabalhos. “Estamos orgulhosos do envolvimento de todos: isso demonstra a vontade coletiva de mudar para melhor. Estamos no caminho certo, construindo um Poder Judiciário ainda mais eficiente e produtivo, apesar das limitações orçamentárias”.

Para o titular da SGE, Leonardo Rodrigues de Carvalho, “a integração dos servidores no processo é essencial para um planejamento estratégico eficaz e consistente”. Ele explicou que cerca de 70% das propostas colhidas pelos integrantes já foram atendidas e abarcam todas as áreas do TJGO.

O presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego), juiz Gilmar Luiz Coelho, falou em nome da classe. “Essa forma de trabalho é uma evolução, pois propicia aos magistrados condições de participar e melhorar as condições de atuação. Cada magistrado em sua comarca sabe das deficiências e dos pontos que necessitam de melhoria”.


Planejamento sustentável

Após a abertura, a juíza Camila Nina Erbetta Nascimento, responsável pelo Núcleo de Responsabilidade Social e Ambiental do TJGO convidou ao palco a palestrante Ketlin Feitosa de Albuquerque Lima Scartezini. Ketlin é servidora do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e expôs ao público seu trabalho sobre Planejamento Estratégico Sustentável: “Com o consumo consciente e uma gestão mais racional dos materiais é possível produzir mais e gastar menos. É preciso realizar uma revisão de nossas rotinas e, principalmente, repensar os pedidos de materiais com atenção, com um planejamento. Produtos parados e não utilizados são desperdício de dinheiro público e quem paga somos nós, os contribuintes”.

Programação

No período da tarde, será apresentada a consolidação das propostas de iniciativas para a LOA-15 será apresentada pelo secretário da SGE, juntamente com os diretores Financeiro, Luiz Cláudio Rezende, e Geral, Wilson Gamboje Júnior, do TJGO. Eles serão sucedidos pela fala do diretor do Departamento de Gestão Estratégica do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ivan Gomes Bonifácio. Depois da exposição, haverá espaço para que os participantes façam perguntas e sanem eventuais dúvidas. Veja galeria de fotos. (Texto: Lilian Cury / Fotos: Hernany César – Centro de Comunicação Social do TJGO)