A cidade de Goiás foi nomeada, simbolicamente, a capital do Estado nesse sábado (26). A cerimônia é realizada anualmente em razão do aniversário da antiga Vila Boa, quando são instalados os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário no local. O desembargador Luiz Eduardo de Sousa representou o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) na solenidade. Participaram também da cerimônia o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Walter Carlos Lemes, o governador do Estado, Marconi Perillo, e o presidente da Assembleia Legislativa, Helder Valin, entre outras autoridades.

Juiz da comarca da cidade de Goiás entre os anos de 1987 e 1992, o desembargador Luiz Eduardo de Sousa discursou sobre tradição de transferência, que, a seu ver, é uma forma de reverenciar o passado. “A antiga capital é berço político e cultural do Estado. A instalação dos três poderes é, então, uma maneira de prestigiar a cidade, para que o povo nunca esqueça as tradições e a nossa história”.

Em seguida, o governador Marconi Perillo falou sobre a cerimônia anual, “iniciada pelo grande estadista Mauro Borges, que instituiu em 1961, a volta do governo à cidade de Goiás, sempre em comemoração ao aniversário municipal”.

Parte tradicional da cerimônia é a entrega da Ordem do Mérito Anhanguera. O presidente do TRE, desembargador Walter Carlos Lemes, recebeu a homenagem no grau Grã Cruz, o mais alto da honraria concedida pelo Estado. “Estou muito feliz e honrado por receber a comenda. É um reconhecimento por uma vida de luta e empenho para trilhar a justiça”. (Texto: Lilian Cury – Centro de Comunicação Social do TJGO)