O presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), desembargador Ney Teles de Paula (foto), assinou, nesta quarta-feira (18), ordens de serviço para o início imediato da reforma dos prédios do fórum e do Juizado da Infância e Juventude da comarca de Anápolis. O documento foi assinado durante sessão especial em homenagem aos 140 anos do Poder Judiciário goiano, promovida pela Câmara Municipal.

A reforma do fórum custará R$ 2,3 milhões e deverá ser concluída em dez meses. Já a obra do juizado, orçada em R$ 454, 7 mil, ficará pronta em seis meses. Para o diretor do Foro, juiz Carlos José Limingi Sterse, a iniciativa assegura “uma estrutura física mais adequada e moderna para o atendimento aos usuários, para o labor dos magistrados e servidores, o que permite colocar à disposição da sociedade uma Justiça mais eficiente e célere”.

Durante a solenidade, Ney Teles de Paula foi agraciado com o Título Honorífico de Cidadão Anapolino. A Casa concedeu, ainda, o Título de Cidadão Benemérito ao juiz substituto em segundo grau Marcus da Costa Ferreira; à juíza Eliana Xavier Jaime Silva e ao diretor-geral do TJGO, Wilson Gamboge Júnior. “São pessoas que nasceram em Anápolis e merecem também ser homenageadas pela contribuição que dão à nossa cidade. Esse título é para os filhos de Anápolis que se destacam”, ressaltou o presidente da Câmara, vereador Luiz Santos Lacerda, que presidiu a sessão.

“Tenho uma afinidade com Anápolis. Fico muito feliz e envaidecido com a indicação do meu nome para receber esse título tão honroso”, agradeceu o presidente do TJGO. Marcos da Costa Ferreira, que falou em nome dos outros homenageados, ressaltou que a honraria só é possível em virtude dos trabalhos que desempenharam à frente do Poder Judiciário. “Sinto-me extremamente orgulhoso em participar da solenidade, mas também por pertencer à Justiça Goiana”, frisou.

Boas práticas

Já a vereadora Geli Sanches, autora da propositura, enalteceu o trabalho da Poder Judiciário estadual. “Os magistrados e servidores do TJGO são determinados e trabalham em prol da sociedade”, elogiou. Ela destacou o planejamento e as ações coordenadas pelo presidente do TJGO, cuja prioridade é a comunidade. “Iniciativas novas e ousadas contribuem para abrir as portas do Poder Judiciário para o povo”, destacou, citando ações como a conciliação, Justiça Educacional e Justiça Ativa, que aproximam a Justiça do cidadão.

Participaram da solenidade o vice-presidente do TJGO, desembargador Carlos Escher; presidente da Comissão Organizadora das Comemorações dos 140 anos do TJGO, desembargador Itaney Francisco Campos; juíza Aline Vieira Tomaz, que representou a Asmego; o diretor do Foro de Goiânia, Átila Naves do Amaral; o juiz-auxiliar da Presidência, José Ricardo Machado; juiz-corregedor Sival Guerra Pires; além de juízes da comarca de Anápolis, diretores de área, servidores do Poder Judiciário e autoridades municipais. Veja a galeria de fotos (Texto: Arianne Lopes / Fotos: Hernany César – Centro de Comunicação Social do TJGO)