O juiz Jesseir Coelho de Alcantara (foto), do 1º Tribunal do Júri de Goiânia, adiou, a pedido do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), o julgamento dos acusados da morte de Martha Cozac e de seu sobrinho, Henrique Talone, ocorrida em 1996. Com isso, Frederico Rocha Talone e Alessandri da Rocha Almeida não serão mais julgados no dia 28, como anteriormente previsto, mas no dia 15 de outubro.

O magistrado acatou pedido do órgão ministerial, que alegou que precisa de mais tempo para analisar o processo, composto de 23 volumes, fora os apensos. De acordo com o MP, o conteúdo é de alta complexidade em razão dos diversos recursos e seus trâmites em Tribunais Superiores, além do fato de que nunca atuou em qualquer fase do processo, o que torna seu conteúdo totalmente desconhecido. 

"Este juízo entende que o feito já demorou demais para ter seu julgamento e não poderia anteriormente marcar a data para tal, em razão dos inúmeros recursos interpostos pela defesa dos Tribunais Superiores, culminando com o Supremo Tribunal Federal", afirmou o juiz, para quem, com o requerimento do titular da ação penal, "não resta outra alternativa a não ser o adiamento". 

Exame 

O magistrado, entretanto, negou pedido da defesa para realização de exame de DNA em material genético a ser fornecido pelos acusados e também por Maria da Rocha Taleone, para comparação com material genético impregnado no cartão da vítima. De acordo com Jesseir, durante a instrução criminal, os membros da instituição que atuavam nas Varas de Crimes Dolosos contra a Vida não entenderam necessária a realização do exame. Além disso, ele argumentou, a defesa, durante todo o processo, não manifestou qualquer interesse nesta averiguação. (Texto: Aline Leonardo - Centro de Comunicação Social do TJGO)