Como parte das comemorações pelos seus 140 anos, o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) iniciou, nesta terça-feira (6), uma exposição de documentos históricos e de fotografia. São mais de 300 arquivos e 30 fotografias, que ficarão expostos até o dia 16 de maio no hall de entrada do Tribunal.

Os documentos relatam a evolução do Poder Judiciário, antes mesmo da criação do TJGO. No acervo está o inventário de Cora Coralina, o Ato de Instalação do Tribunal da Relação da Província de Goyaz e o Termo de Compromisso e Posse do primeiro desembargador-presidente da Relação do Tribunal da Província de Goyaz, alguns desses documentos datados entre os anos de 1795 e 1927.

A pesquisa e avaliação documental foi feita pelo membro da Comissão de Comemoração dos 140 anos do TJGO, Paranahyba Santana; pela secretária da Comissão Permanente de Gestão e Avaliação Documental do TJGO, Rosimeire Alves Mendonça de Carvalho; pela gestora do Arquivo da comarca de Luziânia, Maria Lúcia de Castro, e pelo servidor Valdivino Vilmar Gomes.

“Em 40 dias, catalogamos cerca de 350 processos e percorremos mais de 5 mil quilômetros. Dos autos retratados constam pedidos de alforria, inventário listando escravos como animais e crimes de menor relevância julgados em júri popular”, destacou Paranahyba Santana.

O fotógrafo do Centro de Comunicação Social do TJGO, Wagner Soares, responsável pela pesquisa e organização da exposição fotográfica, destacou que as imagens retratam um pouco da história do Tribunal goiano, passando pela antiga sede, na cidade de Goiás, até a mudança para a atual capital. O acervo é composto por imagens dos fotógrafos Álvaro Soares, de Cida Coutinho e do arquivo histórico do Tribunal e do Jornal Folha de Goiás.

O presidente da Comissão Organizadora das Comemorações dos 140 anos do TJGO, desembargador Itaney Francisco Campo, falou da contribuição da exposição para o resgate da história de Goiás. Segundo ele, o acervo mostra toda a trajetória do Poder Judiciário na busca por realizar os anseios dos cidadãos. “Tudo o que está aqui servirá como fonte para estudo histórico e traz as vozes de nossos antepassados”, frisou.

O presidente da Academia Goiana de Letras, Getúlio Targino Lima, elogiou a iniciativa do TJGO. “Toda instituição séria tem uma bonita história para mostrar e o Poder Judiciário de Goiás não fica fora disso. A exposição tem todo um mérito e nos orgulha”, enalteceu.

Também estiveram presente na abertura da exposição, os desembargadores Luiz Cláudio Veiga Braga e Norival Santomé, membros da Comissão Organizadora das Comemorações dos 140 anos do TJGO, além de magistrados e servidores do Poder Judiciário. Dando continuidade às comemorações dos 140 anos do TJGO, será realizada uma celebração ecumênica no Plenário da Corte Especial, nesta quarta-feira (7), às 9 horas. (Texto: Arianne Lopes / Fotos: Wagner Soares – Centro de Comunicação Social do TJGO)