A cidade de Goiás foi nomeada a capital do Estado nessa segunda-feira (25), em cerimônia simbólica com a instalação no local dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Leobino Valente Chaves, participou da solenidade, juntamente ao governador do Estado, Marconi Perillo, e o presidente da Assembleia, deputado Hélio de Sousa.

Em discurso, realizado em frente ao Palácio Conde dos Arcos, no centro histórico, Leobino endossou a importância da comemoração, que coincide com o aniversário do município, que completou 289 anos. “Transformar Goiás na capital simbólica do Estado enriquece o calendário cultural da cidade, que é berço e guardiã da cultura goiana”.

Anualmente, Goiás volta a ser sede administrativa estadual por um dia, conforme a lei n° 9.314 de 21 de junho de 1983, que visou instituir uma homenagem à Vila Boa, primeira capital goiana. A prefeita, Selma de Oliveira Bastos, discursou também sobre “o reconhecimento e respeito à história do Estado, proporcionado com a solenidade de transferência dos Poderes”.

O governador Marconi Perillo lembrou que Goiás é patrimônio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) desde 2001. “Aos pés da Serra Dourada, Goiás preserva sua história para manter vivas as tradições, a cultura, as riquezas e a natureza exuberante únicos”, destacou.

Criado na época colonial, em 1727, o Arraial de Sant'Anna deu origem, posteriormente, à Vila Boa de Goyaz, conforme lembrou o presidente da Assembleia. “Goiás vivenciou os períodos importantes da história do País: esteve presente na transição da colônia para o império e, depois, para a república. Estarmos aqui hoje, com a transferência dos Poderes, demonstra o sentimento de respeito que temos com a cidade”.

Participaram também da cerimônia o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TREGO), desembargador Kisleu Dias Maciel Filho, os desembargadores Francisco Vildon José Valente, Itamar de Lima e Norival Santomé, o juiz-auxiliar da presidência Romério do Carmo Cordeiro e a juíza diretora do Foro de Goiás em exercício, Francielly Faria Morais, entre outras autoridades. (Texto: Lilian Cury / Fotos: Wagner Soares – Centro de Comunicação Social do TJGO)


Veja galeria de fotos