Na Semana Nacional do Meio Ambiente o coordenador do Núcleo de Responsabilidade Social e Ambiental do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Luiz Eduardo de Sousa, juntamente com outros dirigentes de órgãos do sistema de Justiça assinaram, na quinta-feira (2), o Protocolo de Intenções Sustentáveis. O evento realizado no Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região fez parte da 4ª Semana de Responsabilidade Socioambiental.

Durante o encontro, houve debate entre os responsáveis pela área socioambiental de cada instituição para a troca de boas práticas e experiências na área. Foram discutidas ainda a gestão adequada dos resíduos, com a valorização das cooperativas de catadores, tema que está entre os itens de destaque do Protocolo, que também pretende promover reuniões periódicas para a cooperação entre as partes no que se refere ao desenvolvimento sustentável.

Lara Nercessian, chefe do Setor de Responsabilidade Socioambiental do TRT-GO, abriu a exposição da primeira reunião para compartilhamento de boas práticas socioambientais entre os órgãos do Sistema de Justiça signatários do Protocolo de Intenções Sustentáveis.

Em seguida, Ludmila Déroulède, do Ministério Público Federal, compartilhou algumas das boas práticas do órgão, que teve que reduzir horário de trabalho para economia de energia. A preocupação com o lixo também foi manifestada pelos servidores do MPF, que fizeram visitas ao aterro sanitário de Goiânia: “a altura daquelas montanhas de resíduo é algo assustador”, realçou Ludmila.

Victor Cruz, do Tribunal Regional Eleitoral, realçou a importância de se alertarem as pessoas, através de comunicações instigantes, acerca do impacto ambiental do seu consumo: “são 1300 toneladas de lixo recolhidas diariamente por estes aterros, muito desse material poderia ter deixado de ser jogado no meio ambiente”, enfatizou.

Gisele Ferreira, do Ministério Público de Goiás, compartilhou a sua experiência com o Prêmio de Redução de Consumo de Materiais de Impressão, que só no primeiro ano gerou uma redução de mais de 1700 resmas de papel e 400 toners de impressão. Também falaram Eduardo Borges, do Tribunal de Justiça de Goiás, e Ronaldo Borges e Caio Sotero, ambos da Justiça Federal – Seção Goiás.

Estiveram presentes e assinaram o documento o Desembargador Aldon do Vale Alves Taglialegna, Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região; Procurador Marcello Santiago Wolff, Procurador-Chefe do Ministério Público Federal – Procuradoria da República em Goiás; Procurador Lauro Machado Nogueira, Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Goiás; Procuradora Cláudia Telho Corrêa Abreu, Procuradora-Chefe em Exercício do Ministério Público do Trabalho – Procuradoria Regional do Trabalho da 18ª Região; Juiz Federal Carlos Roberto Alves dos Santos, Diretor do Foro da Justiça Federal de Primeiro Grau em Goiás; Juiz Fabiano Abel de Aragão Fernandes, juiz Membro do Tribunal Regional Eleitoral – Seção Judiciária do Estado de Goiás. (Texto: Arianne Lopes, com informações da Seção de Imprensa do TRT Goiás / Foto: Imprensa do TRT Goiás – Centro de Comunicação Social do TJGO)