Somente na semana passada, entre os dias 25 e 28 de abril, foram realizados quatro cursos de mediação e conciliação judicial em quatro regiões judiciárias do Estado de Goiás. Os cursos foram promovidos pela Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (Ejug) e o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), seguindo a Resolução nº 125/2010, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

As comarcas de Porangatu, Catalão, Aparecida de Goiânia (foto) e Cidade Ocidental, onde estão instalados Centros Judiciários de Solução de Conflitos receberam os cursos. Ao todo, foram formados 124 novos conciliadores e mediadores judiciais.

Em Porangatu, as aulas foram ministradas pelos instrutores em mediação e conciliação Airton Machado Júnior, Daniela Correia Xavier, Priscila Accioli e Leuzi Vieira.

Em Catalão, pelas instrutoras Vânia Reis, Carolina Paranhos e Michelle Ala Guimarães. Em Aparecida de Goiânia o curso foi ministrado por Vannessa Almeida Silva, Lívia Benvinda, Claudiane Alves e Vanessa Guimarães.

Em Cidade Ocidental as aulas contaram com os instrutores Thiago Libanio, Maria Lúcia de Castro, Maria Perpetuo do Socorro e Deuza Vítor. Todos instrutores são do quadro de servidores do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) e são formados pelo CNJ.

Para que estejam habilitados como mediadores e conciliadores, os alunos deverão realizar ainda o estágio supervisionado com dez audiências de mediação e conciliação, supervisionadas pelo instrutor, além do cumprimento de mais 60 horas de estágio supervisionado, elaboração de relatório das audiências e aprovação pelo respectivo instrutor.

Nos cursos foram arrecadados alimentos e fraldas geriátricas que serão doados para instituições de assistência social.