Ao oficializarem a doação de 85 computadores e 60 mesas na manhã desta quinta-feira (14) à Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), os representantes do Judiciário goiano, o diretor do Foro da comarca de Goiânia, juiz Wilson da Silva Dias (E), e o diretor-geral do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, Stenius Lacerda Bastos (D), também deram início, juntamente com o vice-governador e secretário de Segurança Pública, José Eliton Júnior (C), a uma importante parceria para a efetivação do processo eletrônico na área criminal.

No momento da assinatura do termo de doação, na sala do secretário José Eliton Júnior, Wilson Dias e Stenius Lacerda propuseram uma reunião para esta sexta-feira (15) de manhã com representantes da SSPAP, com o objetivo de apresentar o sistema eletrônico do TJGO e iniciar procedimentos para que os inquéritos policiais, oriundos da Polícia Civil, também possam ser encaminhados ao Poder Judiciário via digital.

“Estamos com o processo eletrônico na varas cíveis da comarca de Goiânia em processo bastante adiantado, com previsão de eliminar o uso do papel em todas as varas até o fim deste ano”, informou Wilson Dias, que completou dizendo que o Judiciário também pretende que as varas criminais possam trabalhar com processos digitais. José Eliton aprovou a ideia e autorizou a participação dos representantes da secretaria na reunião.

O diretor-geral do TJGO, Stenius Lacerda, fez um relato do processo eletrônico no Judiciário goiano e comparou-o com uma mudança de cultura. Stenius informou ainda que o TJGO está renovando os equipamentos de informática com 1,2 mil novos computadores e anunciou que os que foram substituídos pelos novos poderão ser doados em seguida.

O diretor do Foro da comarca de Goiânia, juiz Wilson da Silva Dias destacou a agilidade no processo de doação dos computadores e mesas. “Entre o protocolo do processo até a efetivação da doação, foram apenas 60 dias”, disse Dias.
Para o vice-governador e secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás, José Eliton Júnior, “essa é uma parceria que constrói e dá efetividade à investigação, tornando-a mais ágil e beneficiando toda a sociedade goiana”. Ele ainda elogiou o trabalho do Judiciário goiano, destacou a harmonia com o Poder Executivo e ainda ressaltou a importância do início de uma parceria para a efetivação do processo eletrônico na área criminal, “o que irá aperfeiçoar todo o sistema da Justiça na área criminal”, prevê Eliton.

Wilson Dias também destacou o início, a partir da reunião desta sexta-feira (15), da parceria para a efetivação do processo eletrônico na área criminal. Ele revelou que o Judiciário goiano quer avançar nesse processo e prevê que num futuro próximo toda a logística na área criminal será por via eletrônica. “Não só o Judiciário, mas toda a sociedade goiana irá ganhar com essa importante parceria”, prevê o diretor do Foro da comarca de Goiânia.

Doação

Os 85 computadores e as 60 mesas doadas pelo TJGO à Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás, já foram entregues e serão utilizados nas unidades prisionais em todo o Estado. Também há pedido formulado pela SSPAP de doação de equipamentos do TJGO para a Polícia Civil e que, segundo os dois representantes do Judiciário, serão analisados nos próximos dias. Participaram ainda da reunião na sede da Secretaria de Segurança Pública, o Superintendente Executivo de Administração Prisional, coronel Victor Dragalzew Júnior, e o Superintendente de Ações Integradas daquela pasta, Manoel Henrique de Oliveira, além de assessores. (Texto: Bruno Rocha, assessoria de imprensa da Diretoria do Foro - Fotos: Hernany César, Centro de Comunicação Social do TJGO)