Representando a Associação dos Magistrados do Brasil, a juíza Aline Vieira Tomás, da 2ª Vara de Família e Sucessões de Anápolis, participou na tarde de segunda-feira (18) do seminário sobre constelações familiares e ordens sistêmicas da vida, promovido pela Escola Nacional da Magistratura (ENM). A palestra foi proferida por Bert e Sophie Hellinger, especialistas no tema. A prática, descoberta e difundida pelo casal alemão, pode ser aplicada em diversas áreas da vida, entre elas o Direito.

“Sabemos que não é fácil quando um juiz precisa fazer escolhas. Como ele pode fazer isso da melhor forma? Ele precisa escutar ambos os lados e seguir seu coração”, disse Sophie. “Nesses muitos anos de constelações familiares, percebi que ninguém se torna juiz ou advogado apenas por sua vontade. Existe uma vocação interna no coração. Essa pessoa está fazendo algo pelo seu próprio sistema, que está relacionado com a injustiça de seus antepassados”, complementou.
Bert explicou que as constelações familiares são a conexão entre a vida e o passado. Não existe um objetivo formulado e fixo. “Significa uma abordagem completamente nova do desconhecido. Não é um ofício ou método, é um caminho para outro nível de consciência”.

O Brasil é um dos primeiros países a utilizar as constelações familiares no Judiciário para facilitar as conciliações e a resolução de conflitos em diversas áreas, pela iniciativa pioneira do juiz Sami Storch, do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), que vem sendo replicada em diversos tribunais e também entre advogados e outros profissionais da mediação e conciliação.

Além de Aline Vieira Tomás, participaram do evento as servidores do Programa Justiça Terapêutica da comarca de Goiânia, Érica Fernanda Teixeira Santos (musicoterapeuta) e Valéria Rezende (psicóloga); o desembargador Eladio Lecey, representando a ENM, da AMB; o presidente da Associação dos Magistrados do Distrito Federal e Territórios (Amagis-DF), Sebastião Coelho; a diretora de Comunicação da Amagis-DF, Theresa Karina de Figueiredo Barbosa, e o secretário-geral da Enfam, desembargador Fernando Cerqueira. O seminário foi promovido pela ENM e Amagis-DF, com apoio do TJDFT. A coordenação foi dos juízes Sami Storch (TJBA) e Sandra Silvestre (TJRO). (Com informações da ENM)