O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Walter Carlos Lemes, conversou com os estagiários e jovens aprendizes do TJGO sobre a realização de sonhos. O bate papo, conduzido pela diretora de Recursos Humanos, Jaqueline Martins e Silva, aconteceu nesta sexta-feira (12) e fez parte de um evento promovido pela DRH com o objetivo de ensinar aos estagiários e jovens aprendizes a importância do autoconhecimento e do perfil comportamental para o gerenciamento de suas carreiras profissionais. O encontrou aconteceu no auditório Desembargador José Lenar, na sede do TJGO.

A participação do  presidente do TJGO aconteceu no período matutino, e ele relembrou toda sua trajetória profissional. Na oportunidade, Walter Carlos incentivou os jovens o a não desistirem dos seus sonhos, e ressaltou os seus princípios para crescer cada dia mais profissionalmente. “Primeiramente, acreditar em Deus, independente da situação, em segundo, batalhar para ser um vencedor,  em terceiro não desistir jamais, e, por último, sempre manter pensamentos positivos”, aconselhou.
No fim da palestra, os estagiários e jovens aprendizes receberam um café da manhã especial, e também livros de autoria do presidente do TJGO.

Autoconhecimento

À tarde, o bate papo foi com o juiz da comarca de Itaberaí, Gustavo Braga Carvalho. O magistrado conta que sempre fez estágio durante sua faculdade e é uma fase da qual sempre se recorda. “Fiz estágio desde o primeiro ano da faculdade, comecei em um escritório de advocacia. Isso me marcou muito, eu ganhava um salário mínimo e lembro que o valor era 100 reais na época”. O juiz já era servidor concursado do Ministério Público quando se interessou pela magistratura, dedicou-se aos estudos e ingressou na carreira há 11 anos.
“Um dos temas centrais hoje aqui para esses jovens tem a ver com autoconhecimento, com autotransformação. Autoconhecimento é um tema tão relevante que nós deixamos de lado, sendo que desde mais jovens, como eles, nós podemos aprender a ter esse foco, para sabermos fazer a melhor escolha pra gente desde cedo. O sucesso deixa pistas e quero demonstrar pra eles como a gente pode identificar onde queremos chegar, quais as melhores escolhas e como se conhecer melhor”.

Excessos

Citando Augusto Cury, o juiz falou que vivemos a sociedade do conhecimento e um tempo rodeado de excessos, onde é preciso ter domínio da nossa mente, foco e saber filtrar o que nos é útil. Ele ainda deu uma dica: “Coloquem pequenas metas diárias a serem cumprida. É possível planejar aonde você quer chegar e se veja no futuro fazendo o que gosta”, finalizou.

Aprendizado para a vida

João Augusto Lima, de 16 anos, é jovem aprendiz no TJGO há dez meses e atua na 12ª Vara Cível. “É o meu primeiro trabalho e, mesmo não querendo seguir carreira na área de Direito, é um aprendizado que vou levar para a vida, que me marcou bastante. Se eu tiver um filho, vou incentivá-lo a entrar para a carreira jurídica”. Seu amigo Vinícius Barbosa, de 17 anos, acrescentou que no início enfrentou uma ansiedade em relação ao trabalho, mas que “é uma experiência que valerá por toda vida”.

Cursando gestão de Recursos Humanos, Sarah Camilo, 21, é estagiária no TJGO há dois meses e atua na Divisão de Alocação e Atendimento ao Servidor, auxiliando na orientação aos jovens aprendizes. “É meu primeiro estágio e estou achando maravilhoso, me identifiquei muito trabalhando com os jovens. Aqui, no estágio, tenho a oportunidade de ver na prática coisas que não aprendo na faculdade, como folha de ponto por exemplo. É uma complementação da faculdade”, declara a estagiária. Para encerrar o evento, os servidores da DRH, Daniella Botelho, Fenando Fernandes e Patrícia Magalhães, falaram sobre sonhos, autoconhecimento, propósito e relacionamentos. O TJGO conta atualmente com a colaboração de aproximadamente 2.500 estagiários e mais de cem jovens aprendizes (neste caso, só em Goiânia). (Texto: Daniela Becker e Thielly Bueno – estagiária / Fotos: Aline Caetano – Centro de Comunicação Social do TJGO)