O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) sediará pela primeira vez, nesta quinta-feira (8),  encontro de Ouvidores do Poder Judiciário das regiões Norte e Centro-Oeste do País. A organização do evento é uma parceria da Ouvidoria do Poder Judiciário do Estado de Goiás, que tem à frente o desembargador Carlos Alberto França, com o Colégio Nacional de Ouvidores Judiciais (COJUD), presidido pelo desembargador Altair de Lemos Júnior, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS).

O encontro será realizado no Salão Nobre da Presidência do TJGO, com recepção e credenciamento dos participantes às 9h30. Em seguida, às 10 horas, a desembargadora Iracema do Vale, conselheira ouvidora do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), discorrerá sobre o tema “A Ouvidoria do CNJ e as Ouvidorias Judicais”. Às 10h45, será a vez do presidente do COJUD falar sobre o tema “Aspectos Atuais das Ouvidorias Judiciais”.

Após estas apresentações, os participantes conhecerão as instalações da Ouvidoria do Poder Judiciário goiano e da Presidência do TJGO. No período da tarde os trabalhos serão retomados às 14 horas, quando será apresentado o "Funcionamento da Ouvidoria do CNJ – Relação da Ouvidoria do CNJ com as demais ouvidorias de Justiça: objetivos, conceitos, prazos e metas".

Os ouvidores discorrerão, ainda, sobre "As Ouvidorias como instrumento de conciliação", assim também como o "Funcionamento das ouvidorias das regiões Norte e Centro-Oeste". Ao final, às 18h30,  serão realizadas as conclusões da reunião em Goiânia e escolhidos os temas para o encontro seguinte do COJUD, no próximo mês de setembro. (Texto: Lílian de França – Centro de Comunicação Social do TJGO)