Encerrando o calendário de inaugurações de 2012, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Leobino Valente Chaves, entregou aos moradores de Ceres o novo fórum da comarca, o 12º de sua administração.

Edificado em um terreno de 10 mil metros quadrados, o prédio tem área construída de 2,2 mil metros quadrados e conta com espaço para três varas e um juizado, distribuídos entre tribunal do júri, gabinetes para juízes, salas de audiências e escrivanias, cartório eleitoral, salas para o Ministério Público e OAB, depósito judicial, entre outros.

A solenidade, bastante prestigiada, contou com a presença do governador Marconi Perillo e do secretário de Estado de Articulação Institucional de Goiás, Daniel Goulart; desembargador Orloff Neves Rocha; diretor do Foro local, juiz Lázaro Alves Martins Júnior; prefeito do município Edmário de Castro Barbosa; juiz André Reis Lacerda, representando Associação dos Magistrados do Estado de Goiás; promotor de Justiça da comarca, Florivaldo Vaz de Santana; e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil -Subseção Ceres- José Barreto Neto. Participaram também os demais juízes da comarca, Alessandro Manso e Silva e Jonas Nunes Resende, além de magistrados da região, servidores do TJGO e do Judiciário da comarca, bem como integrantes da comunidade de Ceres, localizada no Vale do São Patrício e distante 180 quilômetros de Goiânia.

Leobino Chaves ressaltou a importância do empreendimento para a região e jurisdicionado, afirmando que “o TJGO manifesta justa gratidão à Prefeitura Municipal de Ceres, pela inestimável colaboração dela recebida, na esperança de retribuí-la, não apenas com a entrega deste moderno prédio à comunidade ceresina, mas certamente pelo atendimento doravante melhor em quantidade, agilidade e qualidade dos serviços judiciários”. Disse que desde 2005 foram construídas e inauguradas 103 obras em todo o Estado, sendo sete em Goiânia e 96 nas demais comarcas do interior.

Sobre o cumprimento da meta estabelecida no Plano Estratégico 2011/2013, o presidente do TJGO observou que restam cinco comarcas para receberem sede própria:Planaltina, Iaciara, Itajá, Morrinhos e Padre Bernardo. Estão programadas para janeiro próximo as inaugurações das duas primeiras, ficando as demais para a administração do desembargador Ney Teles de Paula.

O juiz Lazaro Alves afirmou que o novo fórum de Ceres, localizado na Praça Cívica, é o melhor prédio de toda a região. Segundo ele, “é diferenciado, moderno, adequado a atual e futura demanda”. Igual entendimento foi manifestado pela servidora da comarca Simone Maria Pereira Guimarães, que ressaltou ainda a importância de sua localização, “no centro da cidade e de fácil acesso aos usuários da Justiça”. A importância do novo fórum para a comunidade local também foi destacada pelo juiz André Reis, pelo promotor Florivaldo e pelo advogado José Barreto.

A obra foi construída em 22 meses e foram investidos pelo Poder Judiciário estadual R$ 5,4 milhões, contabilizados também o novo mobiliário, equipamentos de informática e central telefônica. A comarca foi criada pela Lei n° 767, de 4 de setembro de 1953, e instalada dois anos depois, em 1955, com os trabalhos a cargo do juiz Gabriel Barbosa de Andrade. Segundo dados da Coordenadoria Judiciária do TJGO, atualmente tramitam na comarca cerca de cinco mil processos, distribuídos nas áreas cível, criminal, fazendas públicas e juizados especiais.O Município de Ceres tem 20.722 habitantes e suas principais atividades econômicas são a agricultura e a pecuária de corte. É também grande produtor produtos hortifrutigranjeiros.

Título de cidadania em Ceres

Durante a solenidade de inauguração das novas instalações do fórum da comarca de Ceres foi realizada a entrega do título de Cidadania ao presidente do TJGO, desembargador Leobino Valente Chaves. A homenagem foi outorgada pela Câmara de Vereadores de Ceres, “pelos relevantes serviços prestados ao município”. Leobino foi homenageado ainda pelos servidores da comarca e pela OAB -Subseção Ceres.

O presidente do TJGO disse que é um privilégio receber as deferências e agradeceu a cada habitante do município pela gentileza e ousadia de acolhê-lo “no seleto rol dos que detém a dignificante cidadania desta comunidade, desta gente honesta e batalhadora”.

 

 

 

 

Ampliação da Unidade Prisional

Antes de proceder a entrega do novo fórum, o desembargador Leobino participou do ato de inauguração da reforma e ampliação da Unidade Prisional de Ceres, que passa a ser administrada pela Agência Goiana do Sistema de Execução Penal. Conforme o juiz Lázaro Alves, a obra foi encampada pelo Judiciário local, por meio do Conselho da Comunidade e em parceria com entidades, a exemplo do Ministério Público, OAB e Prefeitura Municipal.

Foram gastos cerca de R$ 250 mil com a ampliação e reforma do presídio que ganhou mais nove celas, sendo uma feminina e oito masculinas, totalizando 14 espaços para abrigar os condenados. Com esta ampliação, a cadeia de Ceres terá condições de abrigar 50 detentos, garantiu o diretor Guilherme Soares. Segundo ele, a unidade funcionará com 16 agentes . (Texto:Lilian de França- Fotos: Wagner Soares / Centro de Comunicação Social do TJGO)