Com a participação de representantes de todos os tribunais federais e estaduais do país no 1º Encontro de Trabalho para Revisão do Planejamento Estratégico do Poder Judiciário, em Brasília, na quinta-feira (13) e sexta-feira (14), os Tribunais de Justiça estaduais deram um grande salto para a criação de um conselho. O secretário de Gestão Estratégica do TJGO, Leonardo Rodrigues de Carvalho, fez uma avaliação positiva do encontro.

“O encontro foi bastante positivo para os Tribunais de Justiça dos Estados, porque, além da criação de um conselho, tivemos a oportunidade de compartilharmos as dificuldades e necessidades, que são parecidas entre os tribunais,” avaliou Leonardo de Carvalho. Ele também destacou a constituição dos comitês Gestor Nacional e Gestor de Justiça Estadual.

O diretor do Departamento de Gestão Estratégica do CNJ, Ivan Gomes Bonifácio, discorreu sobre o Planejamento Estratégico do Poder Judiciário 2015-2019. As Metas 18 e 19 do CNJ foram também assuntos discutidos pelos participantes.

Na reunião setorial dos representantes dos Tribunais de Justiça foi apresentada e discutida a minuta de portaria que “institui o Sistema de Governança Colaborativa do Poder Judiciário”, que será composto pelos coordenadores do Comitê Gestor Nacional e Comitê Gestor da Justiça Estadual. Os representantes dos tribunais estaduais elegeram os coordenadores dos dois comitês e estabeleceram cronograma para as próximas reuniões.

A minuta de portaria estabelece que o Comitê Gestor Nacional será responsável em promover o alinhamento estratégico de todos os segmentos de justiça com o Planejamento Estratégico do Poder Judiciário, dentre outras atribuições, como formatar a proposta final do Planejamento Estratégico do Poder Judiciário, promover reuniões e encontros, como também monitorar e avaliar os resultados do Planejamento Estratégico.

Além do secretário de Gestão Estratégica, representaram o TJGO no evento o juiz-auxiliar da Presidência, Reinaldo Alves Ferreira, o diretor do Centro de Comunicação Social, Bruno Rocha; a coordenadora de Planejamento da SGE, Cássia Aparecida; a coordenadora de Gestão e Qualidade da SGE, Vânia Pires Perillo e o coordenador de Avaliação e Resultado da SGE, Juraci Índio do Brasil. (Texto: Bruno Rocha - Centro de Comunicação Social do TJGO/ Fotos: CNJ)