Uma solenidade no auditório do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) marcou a abertura oficial da Semana da Cultura de Paz do Judiciário Goiano, na manhã desta segunda-feira (16). A abertura contou, ainda, com apresentações do Coral Vozes da Justiça, formado por servidores do TJGO. As atividades da Semana da Cultura de Paz seguem até o dia 20, abertas ao público, e os interessados em participar da programação podem fazer suas inscrições antes das palestras, na entrada do auditório.

Em seu discurso de abertura, o presidente do TJGO, desembargador Ney Teles de Paula, citou trecho do Mestre da Nova Era, Saint Germain, segundo o qual  “a chave para a felicidade perfeita está no auto-controle, na auto-correção e na auto-disciplina”. Lembrou, também, mensagem do Mestre Morya  aos romeiros da fé, para afirmar que toda a comunidade do Poder Judiciário pode se considerar romeira "de uma forma de fé".

De acordo com a coordenadora do Justipaz, Maria de Fátima Comin Cabral, o programa pretende inserir, dentro do Poder Judiciário, a noção e a disseminação da cultura de paz, que é uma nova forma de educação validada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). "A Unesco recomenda a todos, independente de instituições, de serem órgãos públicos governamentais ou mesmo empresas, que desenvolvam a atividade de cultura de paz, que é um conjunto de tradições, de forma de viver e de conceitos que modificam nossa forma de ver o mundo", explicou. Ela observou que os anseios da sociedade contemporânea, por menos violência por exemplo, somente podem ser alcançados por meio de uma educação para a paz. "Como iremos conseguir um resultado diferente fazendo sempre as mesmas coisas? Temos que adotar novos paradigmas", afirmou Maria de Fátima. Ainda segundo ela, a educação para a paz é um modelo educacional que se funde em quatro pilares: as artes, as tradições, a ciência e a filosofia. "Tudo redunda em aprender a fazer, aprender a conhecer, aprender a ser e aprender a viver junto", frisou.

A primeira oficina da semana de paz, foi ministrada pelo psicólogo e professor de yoga Rodrigo Carvalho do Rego Barros, sobre coerência cardíaca, baseado na prática de pranayama e nidra yoga. Compuseram a mesa de honra o procurador-geral do Estado, Alexandre Felipe Eduardo Tocantins, no ato representando o governador do Estado de Goiás; o diretor do Foro da Justiça Federal de Goiás, juiz federal Mark Yshida Brandão; diretor-geral do TJGO, Wilson Gamboge Júnior; a diretora de Recursos Humanos do TJGO, Márcia Faiad, e a integrante do comitê do judiciário goiano para uma cultura de paz, Sandra Oliveira Dias. Também esteve presente no evento a ex-coordenadora do Setor Social do TJGO e fundadora do programa Justipaz, Myriam Ferreira de Carvalho Melo. (Texto: Gizely Cândida/Fotos: Hernany César  - Centro de Comunicação Social do TJGO)  Veja galeria de fotos