A assistente jurídica da comarca de São Luís de Montes Belos, Pabline Ferreira de Oliveira, apresentará nesta semana a palestra  "Caminhos da institucionalização da sociologia jurídica no Brasil" no IX Congresso Internacional da ABraSD - Associação Brasileira de Pesquisadores em Sociologia do Direito.

O evento internacional será realizado na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP) nos dias 26, 27 e 28 de setembro. O congresso já está em sua nona edição, o que demonstra o sucesso nos anos anteriores e a importância do encontro.

Para o juiz de Direito da comarca de São Luís de Montes Belos, Peter Lemke Schrader, "a dedicação ao estudo e a divulgação do conhecimento pelos assessores é importante para o crescimento intelectual, com grande retorno para a qualidade do trabalho desenvolvido dentro do Poder Judiciário, e repercute positivamente para toda a sociedade". O magistrado frisou ainda que, "não só apoio como estimulo os colaboradores a seguirem nessa fascinante empreitada de busca pelo conhecimento, sendo que Pabline está de parabéns e é um orgulho tê-la entre nós".

Por sua vez a assistente jurídica esclareceu que ao participar do congresso procura ter contato com as mais recentes pesquisas na área de sociologia jurídica, tema em que pretende se aprofundar. Pabline salienta que está encerrando uma especialização em docência e pretende começar o mestrado "Estado e Constituição em Direito" na Universidade de Brasília (UNB). Destacou ainda que, por meios dos estudos e pesquisas, percebeu que "a prática do trabalho na assessoria jurídica é fundamental para o processo de ensino-aprendizagem".

A Diretoria do Foro da comarca de São Luís de Montes Belos informa que após o retorno da assistente do congresso, ela deverá retornar normalmente aos trabalhos que presta no fórum.