pppppp

A partir de hoje e durante todo o mês de julho (férias escolares), a comarca de Goianésia realiza um mutirão de audiências concentradas de casos envolvendo menores. Foram agendadas 90 audiências relativas a todos os tipos de atos infracionais. 

 

Até sexta-feira (10), serão expedidos mandados de busca e apreensão e intimação aos pais de adolescentes. Somente hoje (8), primeiro dia de mutirão, mais de 60 adolescentes compareceram acompanhados dos pais. A iniciativa, da promotora de Justiça da comarca de Goianésia, Tarsila Costa Guimarães, é resultado de uma parceria com o Juizado da Infância e Juventude e com a Polícia Civil.

Paralelamente ao mutirão, está sendo desenvolvido o projeto Semear, voltado para a recuperação ambiental. Os adolescentes que assinam o termo para aderir ao projeto, comparecerão, a partir de segunda-feira (13), no Corpo de Bombeiros da comarca para a realização de trabalhos durante todo o mês de julho, como forma de medida socioeducativa. Os jovens aprenderão sobre noções de cidadania, ofícios e, em parceria com a Polícia Ambiental, terão noções de reflorestamento, além de plantar mudas de árvores e melhorar os canteiros da cidade.

“O adolescente que optar por não aderir ao projeto tem o processo em andamento. Esse mutirão está sendo proveitoso. Temos o quantitativo de 95% dos adolescentes que compareceram a audiência e aderiram ao projeto. É um meio alternativo. Independente da redução da maioridade penal, temos que fazer a nossa parte de uma prática efetiva”, pontua o juiz André Reis Lacerda, titular da 1ª Vara Cível e da Infância e Juventude da comarca de Goianésia. (Texto: Jéssica Fernandes - da Corregedoria Geral da Justiça de Goiás)