O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Leobino Valente Chaves, inaugurou nesta segunda-feira (9) a Pinacoteca Desembargador Camargo Neto. O espaço está situado na Diretoria do Foro de Goiânia, no 11ª andar do fórum Heitor Moraes Fleury, e abriga obras de arte cedidas durante as exposições realizadas no Espaço Cultural Goiandira do Couto.

Com a construção do novo fórum cível, com conclusão prevista para o segundo semestre de 2016, a galeria deverá ganhar uma área mais ampla, conforme adiantou o presidente (foto) durante a cerimônia. “O espaço é de suma importância e representa uma homenagem póstuma a um magistrado que marcou época”, afirmou em referência a Benedito Camargo Neto, morto em 31 de outubro de 2013, aos 53 anos de idade, vítima de câncer.

Durante sua trajetória, Camargo Neto ficou conhecido pela sua discrição e sabedoria na condução de seus julgados e sua sensibilidade foi lembrada durante os discursos na solenidade. O presidente da comissão cultural do TJGO, desembargador Itaney Francisco Campos, afirmou que o nome da Pinacoteca faz referência “a um magistrado bastante querido, que tinha um enorme apreço às artes e à literatura”.

Familiares do homenageado estiveram presentes na solenidade. Para a mãe, Rita Caetano Camargo, o filho era “um artista no sentido de ser uma pessoa sensível, com inspiração voltada para poesias e música. A homenagem é muito justa”, agradeceu.

O assessor cultural do TJGO, Gabriel Nascente (foto ao lado), endossou as palavras de Itaney,  agradecendo o empenho da Presidência e da Comissão Cultural, representada também pelo desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga. “Criar um espaço artístico dentro da estrutura física do Poder Judiciário e fazer com que as engrenagens administrativas partilhem espaço demonstra sensibilidade artística e intelectual desta gestão”.

Artista plástico Sanatan, que já expôs três vezes no hall do TJGO, elogiou a iniciativa. “A inauguração mostra um grande avanço da justiça a fim de amenizar uma imagem mais séria e fria e se aproximar da sociedade”. (Texto: Lilian Cury / Fotos: Aline Caetano – Centro de Comunicação Social do TJGO)

Galeria de fotos