A Coordenadora de Serviço Social do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, Maria da Conceição Machado Lemes, esposa do presidente do TJGO, desembargador Walter Carlos Lemes, recebeu a Comenda Berenice Teixeira Artiaga. A deferência, concedida em sessão especial realizada na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), nesta terça-feira (10), levou em consideração sua atuação no cargo.

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, as deputadas estaduais Adriana Accorsi (PT) e Lêda Borges (PSDB) propuseram a cerimônia de entrega da medalha, que contou com a presença do presidente da Alego, Lissauer Vieira e sua esposa Kamila Vieira; a procuradora-geral do Estado, Juliana Pereira Diniz Prudente, representante do governador Ronaldo Caiado; a vereadora de Goiânia, Priscila Tejota; e a major da Aeronáutica Trícia Barreto de Moraes do Carmo.

Na presença do presidente do TJGO, desembargador Walter Carlos Lemes, a deputada Lêda Borges destacou os esforços do Poder Judiciário no combate à violência contra a mulher. Ressaltou, ainda, o trabalho realizado pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJGO, com direção da desembargadora Sandra Regina Teodoro Reis e do juiz Vitor Umberlino, "que têm feito um trabalho extraordinário, visando dar celeridade aos julgamentos de casos de violência contra a mulher, além do programa (Semana Nacional da Justiça pela) Paz em Casa".

A deputada Adriana Accorsi citou, em seu discurso, o alto índice de violência contra a mulher no Brasil, o 5º país com o maior número de casos de feminicídios, e, em Goiás, o segundo Estado brasileiro mais violento para mulheres. "Dados da segurança pública dão conta de que, em 2019, ocorreram [em Goiás] 781 estupros, [cerca de] 15.600 ameaças, 10.500 lesões corporais, 9.400 crimes contra a honra e 40 feminicídios", acrescentou a parlamentar.

Ao todo, a Assembleia Legislativa homenageou 66 mulheres, todas indicadas pelos deputados estaduais.

História da homenagem

A Comenda Berenice Teixeira Artiaga, uma das mais altas honrarias da Alego, foi criada em 1998, pelo então presidente daquela Casa de Leis, Helenês Cândido, visando homenagear mulheres com forte atuação no Estado.

A medalha recebeu este nome em homenagem a primeira deputada estadual de Goiás, que iniciou sua carreira política após o assassinato político de seu esposo, deputado Getulino Artiaga. (Texto: Gabriella Braga - estagiária do Centro de Comunicação do TJGO)