26774959633 9333d82013 zA felicidade no rosto e olhares apaixonados dos 80 casais que legalizaram a união, na tarde desta terça-feira (31), eram evidentes e podiam ser notados a distância. A cerimônia comunitária aconteceu no salão de festas da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego) e faz parte do Programa Pai Presente, gerenciado pela Corregedoria Geral da Justiça de Goiás (CGJGO).

Oitenta casais, 80 histórias de amor e cumplicidade. Uma dessas histórias é de Maria Selma de Oliveira e Francisco Carlos, em união estável há mais de 20 anos. “Nunca planejamos nos casarmos. Tudo foi acontecendo, fomos morar juntos, tivemos quatro filhos e só agora que tivemos a oportunidade de selar a nossa união e estou muito feliz”, pontua Maria Selma.

Desses mais de 20 anos de união, nasceu Rafaela Oliveira, de 20 anos, que em união estável com Weinderson dos Santos, selou a união na mesma cerimônia da mãe e do pai (foto à direita). “Eu e meu noivo temos uma filha de oito meses e estamos há três anos juntos. Eu queria muito me casar e quando minha mãe disse que se casaria nesta cerimônia, também aproveitei a ocasião para legalizar a minha situação”, pontua Rafaela. 27381506905 446344b68b z

Constituir a família por completo é um dos objetivos do programa Pai Presente, de acordo com o corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Gilberto Marques Filho. “O que estamos realizando aqui é um desdobramento do programa Pai Presente. A situação da criança já foi regularizada pelo reconhecimento espontâneo de paternidade e agora estamos regularizando a situação dos pais ou mesmo daqueles que foram reconhecidos quando adultos e querem se casar. Estamos muito felizes de sermos os responsáveis por esse momento”, pontua o magistrado.

Para os noivos foi preparado um ambiente com decoração com mesa de bolo para as fotos. “Fizemos um ambiente o mais aconchegante possível para receber todos os casais, para que eles possam ter realmente um momento especial, que é o momento e a ocasião do matrimônio. Queremos que eles se recordem deste momento com prazer, com alegria e satisfação”, pontua o juiz auxiliar da CGJGO e coordenador do programa Pai Presente no Estado, Ronnie Paes Sandre.

A opinião é compartilhada pela juíza de paz Selma Silva de Moura. “O Pai Presente é um projeto lindo e as histórias por si só são lindas. São famílias carentes e que precisavam desse amparo para resguardar direitos”, pontua.

26773980964 84bdea08b4 zJá tendo celebrado mais de 2 mil casamentos, Antônio do Prado, responsável pelo Registro Civil das Pessoas Naturais da 2ª Circunscrição de Goiânia, que entregou as certidões de casamento para os noivos sem custo, se mostrou orgulho em participar do casamento celebrado pela juíza de paz Selma Silva de Moura. “Esse casamento é especial e me sinto orgulhoso em celebrar a união desses 80 casais”, pontua Prado.

“Toda união que leve a uma relação madura, a uma relação afetiva que melhore o indivíduo e que isso reflita na sociedade, é essencial e importante. E essa legalização do casamento assegura direitos e tranquilidade no correr do matrimônio”, conclui o juiz Eduardo Perez, coordenador do programa Pai Presente na comarca de Goiânia.

(Texto: Jéssica Fernandes – da Corregedoria Geral da Justiça de Goiás/Fotos: Wagner Soares – Centro de Comunicação Social do TJGO)

Veja galeria de fotos