O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) conquistou o primeiro lugar no prêmio Conciliar é Legal, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Os resultados foram divulgados nesta terça-feira (26) e destacam Goiás com os melhores índices obtidos durante a Semana Nacional de Conciliação 2015. A entrega das homenagens será no dia 10 de maio, em cerimônia em Brasília.

Durante o evento de conciliação, promovido entre os dias 23 e 27 de novembro do ano passado, Goiás foi líder em audiências realizadas: foram mais de 98 mil, resultando em 96 mil acordos, o que representa índice de 99,8% em resolução. Em segundo lugar, ficou o Tribunal de Justiça da Bahia, com 26 mil audiências promovidas.

Segundo o juiz Paulo César Alves das Neves (foto à direita), coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos (Nupemec), o Prêmio Conciliar é Legal representa reconhecimento pelos trabalhos de magistrados, servidores e voluntários. “Os resultados mostram a força do Poder Judiciário goiano, com números impressionantes – o TJGO fez, sozinho, quase que o mesmo número de acordos dos demais Tribunais do País juntos. Isso demonstra que o fortalecimento da cultura da conciliação como melhor caminho para solução de litígios”.

Os investimentos na área de conciliação e mediação ao longo tempo foram destacados pelo juiz auxiliar da Presidência, Romério do Carmo Cordeiro (foto abaixo) como determinantes para o sucesso da prática. O magistrado, que atuou como coordenador-adjunto do Nupemec, ressaltou que “O TJGO já tem uma tradição de bons resultados, alcançados com a qualificação contínua a cada ano”.

O prêmio coloca em destaque o TJGO, mas é a sociedade goiana a grande vencedora, conforme sintetiza o magistrado. “Os resultados são excelentes, principalmente para o jurisdicionado, que tem a resolução mais célere da demanda ou, mesmo antes, de ajuizar um processo”.

Prêmio Conciliar é Legal

O Prêmio Conciliar é Legal é promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e está em sua sexta edição. São premiados os tribunais que apresentaram os melhores índices de pacificação durante a Semana Nacional da Conciliação, ocorrida em 2015 e as melhores práticas inscritas.

Lançado pelo CNJ, em 2010, como parte da Semana Nacional de Conciliação, o prêmio tem como objetivo identificar, disseminar e estimular a realização de ações de modernização na área da Justiça, principalmente aquelas que contribuem para pacificação de conflitos, assim como para o aprimoramento do Poder Judiciário. (Texto: Lilian Cury – Centro de Comunicação Social do TJGO)