Já estão abertas as inscrições ao Concurso Literário Escritor Carmo Bernardes, promovido pela Diretoria Cultural da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego), que tem à frente o desembargador Itaney Francisco Campos e o juiz substituto em segundo grau Wilson Safatle Faiad.

O concurso destina-se à seleção de textos em prosa, na modalidade de contos, crônicas e novelas, produzidos por magistrados associados, ativos e aposentados, de autoria exclusiva ou resultante de coautoria com um de seus familiares até o terceiro grau. Os melhores textos selecionados integrarão coletânea a ser publicada pela Asmego.

O concurso é uma forma de reconhecer a tradição histórica de cultivo da arte literária pelo operador do Direito, especialmente pelo magistrado. As inscrições poderão ser realizadas até 28 de fevereiro, na sala da Diretoria de Comunicação da Asmego, de segunda-feira à sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas. A ficha de inscrição pode ser impressa no site da Asmego para ser entregue junto com os trabalhos. No edital do concurso, o magistrado tem acesso a todas as exigências para inscrição dos textos.

Os participantes deverão apresentar, no mínimo, de acordo com a modalidade escolhida, cinco crônicas, quatro contos, duas novelas. As crônicas devem conter, no máximo, duas laudas; o conto, cinco laudas; e a novela, trinta laudas. Os trabalhos devem ser inéditos. A comissão julgadora do concurso literário é composta pelo acadêmico Edival Lourenço; escritor e acadêmico José Fernandes; e escritora e acadêmica Leda Selma. Serão observados critérios como criatividade, beleza estilística, apresentação, originalidade e adequação aos objetivos do concurso.

Os vencedores receberão, como premiação, mil cotas da cooperativa de crédito Sicoob Juriscred (1º colocado); um tablet (2º colocado); e uma câmera fotográfica (3º colocado). Todos os três receberão, ainda, uma diária na pousada da Asmego em Caldas Novas.

Carmo Bernardes

O escritor Carmo Bernardes, natural de Pato de Minas (MG) e goiano por adoção, cultor do conto, da crônica e do romance, contribuiu com a sua obra para a divulgação do Estado de Goiás, destacando-se por sua luta intransigente em favor da fauna e da flora goianas e da preservação da cultura de Goiás.

Félix de Bulhões

No ano passado, a ASMEGO realizou o Concurso Literário Félix de Bulhões, que teve como objetivo selecionar textos na modalidade poesia, também de autoria de magistrados goianos. Um sarau realizado na sede da entidade coroou o evento e premiou os melhores trabalhos inscritos no concurso. (Fonte: Site da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás -Asmego)