Buscar por notícias

Calendário de Notícias

Junho 2018
S T Q Q S S D
28 29 30 31 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 1
 

Notícias do TJGO

Encontro de presidentes dos TJs discute o aprimoramento da prestação jurisdicional

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Gilberto Marques Filho, está participando, em Maceió (AL), do 113º Encontro do Conselho dos Tribunais de Justiça. A abertura do encontro ocorreu no Plenário do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), nesta quinta-feira (1º), e reuniu representantes de todos os TJs do país. De acordo com o presidente do TJAL, Otávio Praxedes, o evento possibilita que os Tribunais troquem experiências e debatam os desafios do Judiciário na atualidade. O encontro teve continuidade nesta sexta-feira (2), com término no sábado (3).

“Esse encontro é uma oportunidade que temos para debater assuntos de grande interesse para o Judiciário brasileiro, para que possamos evoluir atentos às boas experiências que vêm sendo desenvolvidas por cada um dos Tribunais que estão aqui representados”, disse o presidente do TJAL.

Ainda, segundo o desembargador, o Judiciário precisa estar cada vez mais bem estruturado para responder aos anseios da sociedade. “Devemos desburocratizar o Poder Judiciário, como forma de viabilizar a otimização da prestação jurisdicional”, destacou Otávio Praxedes.

Para o presidente do Conselho dos Tribunais, desembargador Pedro Carlos Bitencourt Marcondes (TJMG), as Cortes de Justiça devem procurar investir em soluções não convencionais, como a mediação. “Esse é um programa que estamos tentando implementar, mas que demora tempo porque primeiro temos que mudar a mentalidade do brasileiro e dos profissionais do Direito”, ressaltou.

A manhã desta sexta-feira (2) foi de debates e de troca de experiências para os participantes do 113º Encontro do Conselho dos Tribunais de Justiça. Na ocasião, representantes do Judiciário estadual de todo o país acompanharam palestras conduzidas pelo governador de Alagoas, Renan Filho, pelo vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, e pelo juiz auxiliar da Presidência do Judiciário do Amapá, João Teixeira de Matos Júnior. As palestras e reuniões, que seguem até o final do dia, acontecem no Hotel Ritz Lagoa da Anta. (Texto: Bruno Rocha, com informações do TJAL).