Buscar por notícias

Calendário de Notícias

Outubro 2018
S T Q Q S S D
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4
 

Notícias do TJGO

Corregedoria: Equipe de Auxílio Forense executa quase 30 mil atos em Valparaíso de Goiás

participantesApós quase sete meses de atividade contínua, em um grande esforço concentrado, a Equipe de Auxílio Forense da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO) encerrou os trabalhos realizados na Vara de Família, Sucessões, Infância, Juventude e 1º Cível da Comarca de Valparaíso de Goiás, no Entorno de Brasília, com quase 30 mil atos executados, além da análise de 7.650 processos com 53 desarquivamentos. O relatório conclusivo apresentado pela Diretoria de Correição e Serviços de Apoio da Corregedoria é referente ao período de 25 de outubro de 2017 a 4 de maio deste ano. 

Coordenador geral da Equipe de Auxílio Forense, o juiz Cláudio Henrique Araújo de Castro, auxiliar da Corregedoria, avalia os resultados mensurados como extremamente positivos e ressalta que o número de atos executados são uma constatação do serviço prestado com excelência pelo grupo. “Nossa intenção é investir na capacitação e contínua atualização dos servidores das unidades judiciárias tanto da capital quanto do interior, estabelecer novos paradigmas gerenciais através de rotinas modernas de trabalho e auxiliar na redução da taxa de congestionamento processual tornando mais célere a prestação jurisdicional. Essa tem sido a diretriz norteadora dos trabalhos desenvolvidos por essa equipe extremamente competente”, engrandeceu.

Satisfeito com o resultado dos trabalhos desempenhados pelos integrantes do grupo, o diretor de Correição e Serviços de Apoio da Corregedoria, Sérgio Dias dos Santos Júnior, afirmou que o auxílio prestado pela equipe nas escrivanias das comarcas do 1º grau tem buscado sempre maior celeridade na tramitação processual e capacitação dos servidores. Ele lembrou que desde o início desta gestão, comandada pelo desembargador Walter Carlos Lemes, a Equipe de Auxílio Forense já auxiliou sete unidades, incluindo a Vara de Família de Valparaíso de Goiás. “Além dos auxílios mencionados, a equipe atuou também no Mutirão de Execução Penal de Goiânia e nos processos que envolvem a Meta Enasp”, comentou. Ele explicou ainda que os critérios para a solicitação da Equipe de Auxílio Forense estão definidos na Portaria 180/2017 da CGJGO. “Para o atendimento da solicitação, são observados pela Corregedoria, além da ordem cronológica do pedido, peculiaridades da unidade solicitante como taxa de congestionamento, produtividade, entre outros”, frisou.

Por se tratar do Entorno de Brasília, uma das regiões mais complexas de atuação pelo alto índice processual e dificuldades estruturais, a servidora Lucimar Batista Pereira destacou o empenho e a dedicação de toda a equipe para auxiliar na diminuição do fluxo de processos e organizar a escrivania, redimensionando-a adequadamente. Ela asseverou que foi implementado um novo layout funcional, além da confecção dos atos processuais. “Primeiramente, agradeço a Deus por esta oportunidade de estar à frente de uma equipe tão aguerrida orientando os magistrados e servidores quanto aos corretos procedimento que ajudam a sanar as irregularidades detectadas na unidade judiciária. Executamos quase 30 mil atos e temos a convicção de que esse bom trabalho realizado pelo grupo refletirá na realidade da comarca”, acentuou.

Alta produtividade

Dos 29.504 atos executados, foram realizados o arquivamento de 1.705 processos, baixados 2.085, redistribuídos 129 e autuados 3. Foram praticados 2.205 atos ordinatórios, 55 antecedentes criminais e 20 apensamentos (desapensamentos). A equipe procedeu a expedição de 621 cartas de intimação e citação, 252 cartas precatórias, 132 certidões UHD'S, 5.719 publicações de extrato (certidão), 1.179 extratações, 55 editais, 58 extratações de editais, 71 termos, 1.987 mandados, 587 ofícios, 27 guias de internação e 1 formal de partilha. Foram enviados 563 malotes digitais e 198 e-mails. Houve ainda a realização de 2 Proads (custas) e de 1 registro de sentença, além de 2.192 juntada de documentos. Os integrantes do grupo de auxílio forense também fizeram a remessa de 1.129 processos (carga a advogados), 6 com cargas a perito, 4.451 para conclusão, 1.676 ao Ministério Público, 640 ao contador, 1.319 ao distribuidor e 33 ao protocolo.

Desde o início desta gestão, a Equipe de Auxílio Forense já auxiliou sete unidades (que inclui a Vara de Família de Valparaíso de Goiás): 1ª Vara Cível de Anápolis, 3ª Vara Cível, de Família e Sucessões de Jataí; Juizado da Violência Doméstica de Rio Verde; Vara Criminal de Planaltina de Goiás; 2ª Vara de Família e Sucessões de Goiânia e 1ª Vara Criminal de Aparecida de Goiânia. Além de Lucimar Pereira, compõe a Equipe de Auxílio Forense os servidores Aliny Flávia Sampaio Martins, Eunice Hilária Ferreira, João Daniel dos Santos, Rivaldo José Borges, Sandra Villar e Valéria de Fátima Moreira. (Texto: Myrelle Motta - assessora de imprensa da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás/Fotos cedidas pela Equipe de Auxílio Forense)