O gesseiro Francisco de Assis Fontes Batista, o Galego, será ouvido nesta quarta-feira (24), a partir das 9 horas, na 1ª Vara Criminal de Goiânia, no processo que apura o seu envolvimento na morte do tenente da Polícia Militar Renato Montalvão Simões. A audiência preliminar criminal será conduzida pelo juiz Jesseir Coelho de Alcântara. Foram arroladas nove  testemunhas – três pelo juízo, quatro em comum pela acusação e pela defesa e duas arroladas pela defesa por carta precatória. Francisco Batista está preso na Casa de Prisão Provisória do Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia.

Segundo a denúncia do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), Francisco Batista atirou uma faca tipo açougueiro na direção do tenente Montalvão, atingindo-lhe no peito. O crime ocorreu por volta das 3 horas do dia 10 de junho deste ano, dentro da casa situada na Rua 52, no Setor Central. Ele também foi denunciado por causar incêndio, colocando em risco a vida e o patrimônio de outra pessoa (artigo250 do Código Penal Brasileiro).

De acordo com o MPGO, na noite do crime, Francisco Batista subiu no telhado de uma das casas localizadas no lote onde ocorreram os crimes e, após adentrar em uma delas, começou a quebrar os vidros e janelas e a danificar móveis e eletrodomésticos. A Polícia Militar foi acionada. Assim que os policiais chegaram, começaram a negociar com o gesseiro, para que saísse do imóvel.

No entanto, Francisco Batista não atendeu o pedido e, de posse de um isqueiro, ateou fogo ao imóvel, utilizando também um botijão de gás, segundo a denúncia do MPGO. O Corpo de Bombeiros foi chamado para conter as chamas. O tenente Montalvão resolveu utilizar a arma de choque para tentar conter o gesseiro, mas foi atingido pela faca atirada pelo denunciado. (Texto: João Carlos de Faria – Centro de Comunicação Social)