Cerca de 2 mil pessoas, entre partes e advogados, deverão passar pelo mutirão de conciliação que está sendo realizado no 4º Juizado Especial Cível da comarca de Goiânia. Foram marcadas para os cinco dias do evento, com início na segunda (11) e encerramento na sexta-feira (15), aproximadamente 600 audiências com o objetivo de encerrar a lide processual por meio da conciliação, observou a conciliadora da unidade judiciária, Priscilla Barbosa.

Segundo ela, 99,5% destes processos são decorrentes de relação de consumo, operadoras de telefonia, bancos e prestadores de serviços. Além disso, ela ressaltou, todas as audiências levadas ao evento são oriundas de feitos que deram entrada no 4º Juizado Espacial Cível há aproximadamente 45 dias. A unidade conta atualmente com quase 6 mil processos ativos, devido à nova distribuição de processos encaminhados aos Juizados Especiais de Goiânia. Antes, a competência dos Juizados Especiais era decorrente de setorização, conforme explicou a conciliadora.

Este é o quarto evento desta natureza realizado no 4º Juizado Espacial Cível pelo seu titular, juiz Murilo Vieira Faria, cuja proposta é promover estes mutirões em menos de dois meses, como forma de atender melhor a sociedade, que espera uma resposta efetiva do Poder Judiciário. O próximo evento será em junho, em data ainda a ser marcada.

Para advogado Thiago Melo Morais Gualberto, esta iniciativa do juiz Murilo Faria “é uma prática louvável do magistrado, pois além de oportunizar o acordo entre as partes, ainda reduz o número de processos em que será necessário o julgamento, reduzindo o represamento de processos”. Também a advogada Ana Paula da Silva Souza vê com satisfação estes mutirões. “Esta prática deveria ser disseminada nos demais juizados, contribuindo para a rápida solução dos conflitos e a celeridade processual, que é um dos princípios dos Juizados Especiais”, afirmou.


A conciliadora Priscilla Barbosa (foto à direita) ressaltou que este evento está sendo o maior de todos promovidos pelo magistrado no 4º Juizado Especial Cível em quantidade de audiências marcadas, com cem audiências efetuadas por dia. Foram montadas cinco bancas de conciliação, com cinco conciliadores por turno. Estão atuando no mutirão aproximadamente 50 pessoas entre conciliadores, voluntários e servidores do Poder Judiciário goiano.

Em função da reforma pela qual está passado o 4º Juizado Espacial Cível, os trabalhos mutirão sendo realizados no Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG), na Praça Universitária. (Texto: Lílian de França/Fotos:Hernany César – Centro de Comunicação Social do TJGO)