O Foro da comarca de Goiânia realizará, nos dias 19 a 21 de novembro, um mutirão para diminuir o número de processos da Contadoria Judicial. A informação é do diretor do Foro, juiz Átila Naves Amaral, que se reuniu na manhã desta terça-feira (2) com a equipe que coordenará o evento.

A ação ocorrerá no fórum Heitor Morais Fleury, no setor Oeste, a partir das 8 horas.

Para o magistrado, o mutirão vai influenciar na rapidez, presteza e confiabilidade do serviço da Contadoria. “Já temos o apoio do Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Leobino Valente Chaves, para que sejam convocados cerca de 50 contadores do interior para auxiliar nos trabalhos”, disse. “O quantitativo de processos diminuirá consideravelmente e, consequentemente, quem sai realmente ganhando é o usuário da Justiça. Teremos condições de reduzir aproximadamente quatro mil processos durante os três dias da ação”, reiterou.

Participaram da reunião Wander Tanaka, diretor da Divisão de Manutenção; Rosana Ribeiro Yamada, assessora-geral da Diretoria do Foro; Zaryf Helou, da Coordenadoria Judiciária; Eliz Angêla da Cunha Ferreira Magalhães, contadora dos juizados; Wagner Ferreira Machado, diretor da Divisão de Atendimento ao Usuário de TI e Vasco Caiado Fleury Neto, contador judiciário.

Contadoria

Com o objetivo de calcular as custas judiciais de cada processo e também aqueles custos mais complexos que surgem na decisão que o juiz irá proferir, normalmente, é imprescindível a participação da Contadoria Judicial. Na comarca de Goiânia, o órgão está localizada no fórum Heitor Morais Fleury, no setor Oeste e conta com contadores, escreventes e estagiários.  Segundo Átila Amaral, será providenciado nos próximos meses um novo espaço físico, ampliado, para a Contadoria. Além disso, mais dez escreventes, do último concurso, deverão ser encaminhados para  auxiliarem nos trabalhos. (Texto: Arianne Lopes / Foto: Aline Caetano / Centro de Comunicação Social do TJGO)