O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Leobino Valente Chaves (na foto, à direita), inaugurou nesta sexta-feira (5) a reforma do fórum da comarca de Taquaral. O investimento da obra superou R$ 700 mil e representa uma reconstrução do prédio, datado de 1968, abrangendo revisão estrutural, nova arquitetura dos espaços internos e modernização das instalações hidráulicas e elétricas, entre vários pontos de melhorias.

Durante solenidade de reabertura, o presidente destacou que a iniciativa “corresponde ao objetivo institucional de propiciar serviço jurisdicional sempre da melhor qualidade”.

Para o magistrado, o novo fórum condiz com o desenvolvimento da cidade, instituída em 1963, relativamente jovem dentre os municípios centenários goianos. Taquaral desponta como polo de confecção de moda íntima em Goiás, e essa especialização pioneira faz com que o local tenha um dos menores índices de desemprego do Estado, conforme o presidente endossou em discurso.

Com cerca de 1,5 mil processos, a comarca atende também aos municípios vizinhos de Itaguari e Santa Rosa. De acordo com a diretora do Foro, juíza Laryssa de Moraes Camargos, a reconstrução do prédio é vista com bastante satisfação pela comunidade, servidores, advogados e Ministério Público. “A obra demonstra a grande preocupação do TJGO em dar ao primeiro grau de jurisdição as condições de bem desempenhar sua função precípua de promover a justiça e a paz social. Somos nós, juízes singulares, que estamos em contato direto com a comunidade, que ouvimos as partes e sabemos o que elas esperam do Poder Judiciário”.

Sobre a valorização da primeira instância, o presidente do TJGO frisou que, nas últimas administrações, 115 fóruns foram construídos ou remodelados, com recursos próprios, provenientes do Fundo de Reaparelhamento e Modernização do Judiciário (Fundesp). Somente no ano passado, 2 fóruns foram inaugurados e 14 revitalizações foram entregues.

Obra

Executada em 450 dias, a obra abrangeu a pintura geral do prédio, substituição do telhado, revisão da parte elétrica e hidráulica, ampliação do sistema de segurança, colocação de novos aparelhos de ar-condicionado e demolição de paredes internas.

A reforma incluiu, também, adaptações para acessibilidade, a fim de atender adequadamente pessoas portadoras de necessidades especiais. No total, a área de reforma abrangeu aproximadamente 347,51 metros quadrados, num terreno de 693 metros quadrados.

Segundo o diretor de obras do TJGO, Luiz Cláudio Dias Ferreira, neste ano, novos prédios deverão ser entregues. Já começaram as revitalizações nos fóruns de Goiatuba e Corumbá e já foram licitadas e estão aguardando ordem de serviço a construção do fórum de Firminópolis e a reforma e ampliação na comarca de Formosa.


Solenidade

Para o ato de descerramento da placa, houve bençãos ecumênicas, realizadas pelo pastor Cleidivane Rodrigues e do padre Agnaldo Divino Gonzaga, também prefeito de Itaguari. No discurso, o político e religioso agradeceu o empenho do TJGO e salientou a importância do Poder Judiciário para a comunidade. “A paz social é fruto da justiça e do amor. E devemos destacar a importância dos responsáveis pela justiça para o bem-estar dos cidadãos”.

Em seguida, os presentes foram convidados ao salão do Tribunal do Júri, para continuidade da cerimônia e discursos. Na ocasião, os servidores do fórum homenagearam o desembargador Leobino Valente Chaves (foto abaixo), pelo esforço contínuo em valorizar servidores e atuar em prol da prestação jurisdicional, e a juíza Laryssa de Moraes Camargos pela atuação à frente da comarca.

Representando o governador do Estado de Goiás, o secretário de Estado, Henrique Tibúrcio, afirmou que as construções e reformas de fóruns “são simbólicas, no sentido de demonstrar o respeito que a Justiça tem com o cidadão, em buscar melhorar o serviço”.

O prefeito de Taquaral, Uiris Antônio de Morais, ressaltou que “a reconstrução do prédio tem enorme importância para o desenvolvimento da cidade”. O posicionamento foi reafirmado pelo advogado Jeferson de Paula Coutinho, que, em nome da advocacia, agradeceu os esforços desempenhados pelo TJGO para dar condições melhores de trabalho aos que lidam com a Justiça”.

Participaram também da mesa diretiva o presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego), juiz Wilton Müller Salomão e o advogado José Carlos Ribeiro, conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás. (Texto: Lilian Cury/ Foto: Wagner Soares – Centro de Comunicação Social do TJGO)

 

Veja galeria de fotos