O BSC é a ferramenta de gestão que traduz a visão e a estratégia de uma organização, integrando seus objetivos com os indicadores na formação do sistema de gerenciamento estratégico e de comunicação.

BALANCED SCORECARD (BSC) – com tradução livre em português para Painel Balanceado de Indicadores, é um conceito desenvolvido por  Robert Kaplan e David Norton durante os anos 90, que pode ser entendido como uma ferramenta de gestão.  Compreende a tradução da visão e da estratégia de uma organização em um conjunto integrado de objetivos e indicadores de desempenho que formam a base para um sistema de gerenciamento estratégico e de comunicação.
Ele é composto de mapa estratégico, objetivos estratégicos, indicadores, metas e iniciativas. A ferramenta mede o desempenho das organizações sob quatro perspectivas equilibradas: perspectiva financeira, perspectiva do cliente, perspectiva dos processos internos e perspectiva do aprendizado e crescimento.

O TJGO optou por harmonizar seu modelo de planejamento às perspectivas definidas no modelo utilizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que são: SOCIEDADE, PROCEDIMENTOS INTERNOS E RECURSOS.

Essas perspectivas foram divididas em temas, conforme apresentado a seguir:

a) Perspectiva SOCIEDADE
Temas: Atuação Institucional e
Responsabilidade Social e Ambiental

b) Perspectiva PROCEDIMENTOS INTERNOS
Temas: Eficiência Operacional

c) Perspectiva RECURSOS
Temas: Gestão de Pessoas;
Infraestrutura e Tecnologia; e Orçamento

Baseado neste modelo foi elaborado um Painel Estratégico, no qual a perspectiva RECURSOS – que é composta por Gestão de Pessoas,  Infraestrutura e Tecnologia e Orçamento – forma uma base de sustentação para desenvolver a perspectiva PROCEDIMENTOS INTERNOS – que  por sua vez é composta por Alinhamento e Integração, Eficiência Operacional e Atuação Institucional para atender da melhor forma possível a  perspectiva SOCIEDADE, nossa cliente, para a qual devem ser direcionadas todas as ações, com o Acesso ao Sistema de Justiça e Responsabilidade Social.

Para a elaboração do Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação foram analisadas as propostas relacionadas à  tecnologia da informação e comunicação enviadas no momento da elaboração do Planejamento Estratégico – PE – da organização, bem como as propostas do Planejamento Estratégico de TIC do CNJ.

Outra referência importante na elaboração deste PETIC foi a análise dos requisitos constantes nas Resoluções 90 e 99 do CNJ.

O PETIC- TJGO terá uma abrangência de cinco anos, ou seja, de 2010 a 2014.

TJGO harmoniza seu  planejamento às perspectivas definidas pelo CNJ

 

Análise SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) – Ambiente Interno

 

Análise SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) – Ambiente Externo