O programa Justiça Móvel de Trânsito (JMT), agora, atende também na cidade de Goianésia. Com a iniciativa, motoristas da cidade que se envolverem em acidentes podem acionar a equipe, que irá, imediatamente, se deslocar ao local do sinistro para tentar promover a conciliação imediata ou, caso não seja possível acordo, recolher provas para instrução de processo.

Nesta terça-feira (12), foi realizada solenidade de lançamento, com presença do coordenador adjunto do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), juiz Aureliano Albuquerque Amorim. Na ocasião, o magistrado entregou a viatura do programa ao diretor do Foro da comarca, Decildo Ferreira e ao prefeito, Jalles Fontoura.

Para atender as ocorrências, uma equipe de conciliadores está passando por treinamento específico, entre os dias 11 a 15 de abril, que envolve técnicas para abordagem e pacificação social. O programa foi criado em Goiânia no ano de 2000 e, até hoje, foram atendidos quase 70 mil casos na capital, com índice de conciliação superior a 86%. (Texto: Lilian Cury – Centro de Comunicação de Social do TJGO)