A corregedora-geral da Justiça de Goiás, desembargadora Nelma Branco Ferreira Perilo, participou da homenagem prestada pela Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica - Seção Goiás (ABMCJ/GO) à desembargadora Beatriz Figueiredo Franco na noite desta segunda-feira (19), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Goiás (OAB-GO).

A corregedora representou o presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), desembargador Ney Teles de Paula. Em solenidade prestigiada, Beatriz Figueiredo foi agraciada com o título Destaque Jurídico de 2013 pelos relevantes serviços prestados na área jurídica e, especialmente, por sua atuação na Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO), órgão no qual esteve à frente no biênio 2011/2013.

Em seu discurso, a advogada Meyre Elizabethe Carvalho Santana, diretora-tesoureira da ABMCJ/GO, enfatizou as barreiras superadas pelas mulheres para alcançar os mais altos cargos da sociedade até alguns anos ocupados apenas por homens, principalmente no que se refere à carreira jurídica. Nesse rol, Meyre apontou Beatriz Figueiredo como um exemplo de força e superação e enalteceu sua trajetória não só como jurista, mais como ser humano. “A desembargadora Beatriz não chegou ao TJGO por acaso, nem por obra do destino, mas, sim, porque é uma jurista de extraordinário valor - mulher corajosa, destemida, e propensa a ultrapassar as barreiras de gênero que, infelizmente, ainda colocam homens e mulheres como se fossem adversários, quando, na verdade, são duas metades de um todo”, elogiou.

Meyre também relembrou parte da carreira de Beatriz, que se graduou em 1977 no curso de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG), onde também se especializou, em diversas áreas do Direito Público. Em 1978, conforme destacou, a desembargadora ingressou nos quadros do Ministério Público do Estado de Goiás e desempenhou as funções de promotora e procuradora de Justiça até o ano de 2000, quando alçou o mais alto cargo da magistratura goiana: o desembargadora do TJGO.

Após alguns anos, foi eleita então corregedora-geral da Justiça para o biênio 2011/2013. “Falar da importância da desembargadora Beatriz na comunidade jurídica goiana é uma descabida redundância, pois ela é, de fato e de direito, o destaque jurídico do ano. Na ABMCJ, sua opinião é imprescindível na tomada de quaisquer posições, pois bem conhecemos o seu elevado senso de justiça e a sabedoria de suas decisões”, salientou.

Além de Nelma Perilo, compuseram a mesa o desembargador do TJGO Luiz Cláudio Veiga Braga, as advogadas Manoela Gonçalves Silva, Arieny Mathias, Meyre Elizabethe Carvalho Santana e Walkíria Imolési Aguiar Machado, presidente, vice-presidente, diretora-tesoureira e ex-presidente da ABMCJ/GO, respectivamente; o jornalista Valterli Guedes, presidente da Associação Goiana de Imprensa (AGI), e o procurador-geral do Estado Alexandre Eduardo Felipe. (Texto: Myrelle Motta - assessoria de imprensa da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás)