Será inaugurado nesta quarta-feira (11), às 9 horas, na Paróquia Sagrada Família, o Espaço Mediar. A iniciativa decorre de uma parceria entre o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) com o segmento religioso.

O espaço, que é vinculado ao 3° Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Goiânia, localizado na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), conta com uma recepção e uma sala onde serão realizadas as audiências de conciliação. Caberá ao TJGO, por meio do 3° Centro Judiciário, a homologação dos acordos celebrados pelos religiosos nesse espaço.

O local é o primeiro do Estado de Goiás com estas características e surgiu após a capacitação de líderes religiosos do Programa Mediar é Divino. O projeto já nasceu com essa pretensão, mas foi facultado ao segmento religioso a destinação de um local específico para a atividade de mediação.

Segundo o coordenador do Nupemec, juiz Paulo César Alves das Neves, a instalação do espaço é o reconhecimento pelo segmento de que a mediação é um importante instrumento de pacificação social. O magistrado lembrou ainda que o TJGO tem oferecido a capacitação para todos os segmentos religiosos, não condicionando vagas no curso à instalação do Espaço Mediar. "O TJGO incentiva a instalação, porém, após o curso, é a entidade que avalia a viabilidade, a profundidade do conteúdo do curso e decide se instala ou não o centro", afirmou. (Texto: Arianne Lopes – Centro de Comunicação Social do TJGO)