O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Gilberto Marques Filho, recebeu, nesta segunda-feira (12), a visita do governador eleito Ronaldo Caiado. Este foi o primeiro encontro oficial do senador, desde que foi eleito para assumir o Poder Executivo Estadual em 1º de janeiro de 2019.

A reunião, realizada no Salão Nobre da Presidência, contou com as presenças do corregedor-geral da Justiça, desembargador Walter Carlos Lemes; do presidente da Associação dos Magistrados de Goiás, juiz Wilton Muller Salomão; e da diretora do Foro da comarca de Goiânia, juíza Maria Socorro de Sousa Afonso da Silva. Diversos desembargadores, juízes da capital e do interior também marcaram presença.

Ronaldo Caiado compareceu ao TJGO propor uma parceria com o Judiciário goiano para uma gestão compartilhada, proposta que também será levada ao Legislativo Estadual, com o objetivo de governar “com total relacionamento, abertura e harmonia entre os Poderes”. O governador eleito enfatizou a preocupação com a segurança pública, sistema prisional, judicialização e regionalização da saúde, além da situação fiscal do Estado.

O presidente do TJGO avaliou a reunião como muito importante. “O governador eleito demonstrou suas intenções com relação ao Poder Judiciário de uma união institucional sadia, onde quer ouvir sempre o Judiciário, principalmente nas questões pertinentes ao próprio Poder, como também nas questões globais”, ressaltou Gilberto Marques Filho. Para ele, quanto mais pessoas envolvidas numa decisão, maior é a condição de acerto.

O desembargador-presidente assinalou como muito positiva essa abertura que o governador eleito deu ao Poder Judiciário, como também demonstrou que vai fazer o mesmo com o Poder Legislativo e outras instituições.

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Walter Carlos Lemes, também considerou positivo o encontro, afirmando que, somada a experiência de Ronaldo Caiado com os Poderes Legislativo e, agora, com Executivo, isso só poderá trazer boas novas para o Estado de Goiás. O desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga disse que a pauta apresentada pelo governador quanto às questões de saúde, segurança pública e prisional precisa de imediata solução, o que foi referendado de igual modo pelos desembargadores Norival Santomé e Zacarias Neves Coelho.

Também se manifestaram nesse sentido o juiz Wilton Muller Salomão e o desembargador aposentado Homero Sabino de Freitas. (Texto: Lílian de França/Fotos: Wagner Soares – Centro de Comunicação Social do TJGO)

Veja galeria de fotos