Um momento especial marcou a audiência pública com a entrega da Comenda Joaquim de Sousa Filho ao corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Leandro Crispim, que é natural da cidade, na sexta-feira, 19, durante o Encontro Regional da 4ª Região Judiciária. A homenagem, aprovada pela Câmara Municipal de Vereadores, foi entregue pelo presidente Wellington Scarpelini dos Santos.

Emocionado, o corregedor-geral manifestou sinceros agradecimentos aos membros da Câmara de Vereadores e disse se sentir lisonjeado com o reconhecimento na cidade onde nasceu.

“Nasci em Goiatuba e, embora tenha permanecido por pouco tempo, tenho muito apreço e respeito por essa comarca, onde meu pai dedicou grande parte da sua vida profissional. Ser agraciado com essa honraria, a Comenda Joaquim de Souza Filho, é gratificante”, disse.

Representando os colegas, Wellington Scarpelini enalteceu a trajetória do corregedor-geral, a quem classificou como um “legítimo cidadão goiatubense, homem público e cidadão exemplar, além de um ser humano excepcional”.

“Leandro Crispim percorreu um admirável caminho até se tornar desembargador do TJGO. É um homem que aprecia o conhecimento e reparte ensinamentos. Vestiu a toga, honradamente, permanecendo uma pessoa simples e humilde. Um vocacionado para a magistratura, que exerce seu papel com imensa cultura jurídica. Hoje, o exemplo importa mais do que o discurso”, enalteceu.

Após a homenagem, a audiência pública encerrou o Encontro Regional, que contou com mais de 2 mil participantes. Na ocasião, o corregedor-geral reiterou que sua administração é aberta e transparente.

“Essa audiência é a parte final do nosso encontro, em que nos propomos a ouvir a sociedade local. Tudo é feito de maneira clara e acessível e recebemos com satisfação todos os elogios, reclamações e orientações”, pontuou.

Já o juiz auxiliar Marcus Vinícius Alves de Oliveira, coordenador dos Encontros Regionais, lembrou que pela primeira vez Goiatuba foi escolhida para sediar o evento.

“O Judiciário é um poder que cultiva o senso de cidadania, que se aproxima da comunidade a cada dia”, observou.

Corpo diretivo

O corpo diretivo da audiência pública foi integrado pelo corregedor-geral, pelos juízes auxiliares Marcus Vinícius Alves de Oliveira, Soraya Fagury Brito e Gustavo Assis Garcia; pela juíza Lívia Vaz da Silva, diretora do Foro de Goiatuba; Wellington Scarpelini, presidente da Câmara de Vereadores; promotor de justiça Pedro Henrique Silva Barbosa, coordenador das promotorias de Goiatuba; Cleiton Júnior Rodrigues, presidente da Subseção da OAB de Goiatuba; Letícia Vila Verde, procuradora-geral do município, representando o prefeito; major Oséias Vieira de Melo Neto, comandante do 29º Batalhão de PM; e Talita Hayasaki, secretária-geral da OAB-GO.

Também estiveram presentes Gustavo Machado do Prado Dias Maciel, secretário-geral; Clécio Marquez, diretor de Planejamento e Programas; Sérgio Dias dos Santos Júnior, diretor de Correição e Serviços de Apoio; e Domingos da Silva Chaves, diretor de Tecnologia da Informação.

Diálogo aberto com os servidores (as)

Em um diálogo franco, informal e aberto com os servidores (as), o corregedor-geral da justiça, desembargador Leandro Crispim, afirmou que é preciso trabalhar pontos estratégicos da gestão para prestar melhor serviço à comunidade.

Ele aproveitou a oportunidade para agradecer o empenho de todos e incentivou os servidores (as) do Poder Judiciário a se capacitarem não só para melhorar a qualidade do serviço, mas também para agregar valores maiores aos vencimentos no futuro.

“Estamos à disposição para ouvir e sanar qualquer dúvida dos servidores (as). Temos um objetivo comum que é oferecer um trabalho eficiente, rápido, que atenda de uma melhor forma nossa sociedade em geral”, sublinhou.

Ao lembrar que o TJGO é hoje exemplo para outros órgãos, inclusive de âmbito nacional, o juiz Marcus Vinícius deixou claro que as atividades desenvolvidas por magistrados (as) e servidores se complementam e ressaltou que é necessário a aplicação de técnicas de gestão para aperfeiçoar a qualidade do serviço prestado pela Justiça aos cidadãos.

“Nosso intuito é auxiliar no aprimoramento dos trabalhos, na melhoria do fluxo processual, na interlocução entre a escrivania e o gabinete. Essa união de esforços tem o mesmo propósito que é a melhoria da prestação jurisdicional”, frisou.

Representando o presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, desembargador Carlos França, o juiz Aldo Guilherme Saad Sabino de Freitas, auxiliar da Presidência do TJGO, se colocou à disposição dos servidores (as) para tratar qualquer tipo de demanda ou questionamento.

“Esse é o momento da escuta. Estamos aptos a receber sugestões, elogios e críticas e vamos procurar dar respostas imediatas. Caso haja algum ponto que não possa ser esclarecido neste momento, vamos instaurar Proads para resolver as questões levantadas nesta reunião”, esclareceu.

Oficina sobre regularização fundiária

Ainda pela manhã, doutor Renato Goés, consultor nacional em regularização fundiária, ministrou uma oficina prática sobre o tema para representantes das prefeituras e dos cartórios extrajudiciais.

Compuseram a mesa diretiva na reunião interna com os servidores (as) o corregedor-geral, os juízes auxiliares Marcus Vinícius Alves de Oliveira, Soraya Fagury Brito e Gustavo Assis Garcia, além de Gustavo Machado do Prado Dias Maciel, secretário-geral, Bruno Faustino, representando o Sindicato dos Servidores e Serventuários da Justiça do Estado de Goiás (Sindjustiça), e Eleandro Alves Almeida, presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça Avaliadores de Goiás (SINDOJUS-GO).

Gabinete Itinerante do Corregedor-Geral
A exemplo das edições anteriores, o desembargador Leandro Crispim fez atendimentos nas áreas judiciais, extrajudiciais e administrativas de competência da Corregedoria.

Sobre os Encontros Regionais

O Programa Encontros Regionais é promovido pela Corregedoria-Geral da Justiça. Este é o segundo encontro de 2024 promovido na gestão do desembargador Leandro Crispim.

A coordenação executiva do evento é da Secretaria-Geral e da DPP e a Escola Judicial do TJGO (Ejug) é responsável pelas certificações. Galeria de fotos (Texto: Myrelle Motta - Diretora de Comunicação da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás/Fotos: Agno Santos - Centro de Comunicação Social do TJGO)

Números finais do Encontro Regional da 4ª Região Judiciária:

Abertura: 105 (presencial) + 174 (on-line) = 279

Painel 1: 99 (presencial) + 175 (on-line) = 274

Painel 2: 51 (presencial) + 176 (on-line) = 227

Coordenadoria da Mulher: 57 (presencial) + 121 (on-line) = 178

Painel 3: 63 (presencial) + 141 (on-line) = 204

Painel 4: 53 (presencial) + 140 (on-line) = 193

Painel 5: 66 (presencial) + 95 (on-line) = 161

Reunião reservada da CGJGO com magistrados(as): 15 (presencial) + 1 (on-line) = 16

Reunião do Foro Extrajudicial: 117 (presencial) + 64 (on-line) = 181

Momento sobre Regularização Fundiária: 73 (presencial) + 84 (on-line) = 157

Oficina de Gestão de Metas e Prêmios: 73 (presencial) + 84 (on-line) = 35

Oficina de Regularização Fundiária: (presencial) = 6

Reunião reservada da CGJGO com servidores(as): 81 (presencial) + 64 (on-line) = 145

Audiência pública: 123 (presencial) + 41 (on-line) = 164

Total geral (participantes presenciais e pelos canais on-line da CGJGO):
2.220 participantes

  •    

    Ouvir notícia: