O programa Fantástico, da Rede Globo de televisão, exibiu, nesse domingo (2), matéria sobre o programa Recomeçar, uma parceria entre o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás e a Fundação Instituto Para o Desenvolvimento do Ensino e Ação Humanitária (IDEAH), da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), com o objetivo de viabilizar cirurgias reparadoras em mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica.

Como disse o desembargador Carlos França, chefe do Poder Judiciário, na matéria exibida pelo dominical da Rede Globo, a ação “é um pedido de perdão pela ineficiência, incapacidade do Estado e da sociedade por não ter evitado chegar àquela ação, aquela sequela”, afirmou ele, em entrevista gravada em janeiro desse ano. “Era o sofrimento exposto no rosto e no corpo, reavivando as feridas psicológicas que essas marcas deixaram nessas mulheres e crianças. Então, vê-las felizes e realizadas e saber que o projeto ganhará o Brasil nos orgulha muito”, afirmou ele, que agradeceu o empenho e a parceria do presidente do IDEAH, Luciano Chaves (foto abaixo), e todos os participantes do projeto.

 

Durante seis meses, a equipe do programa acompanhou o grupo de mulheres em situação de violência familiar, desde seu recrutamento, pelos juízes da área. Vindas de cidades como Jataí, Aparecida de Goiânia, Nova Crixás, Quirinópolis, Formosa, Firminópolis, Planaltina, Goiânia, Itaberaí e Novo Gama, elas foram avaliadas por chefes das áreas de cirurgia plástica e residentes da Universidade Federal de Goiás (UFG), Hospital das Clínicas de Goiânia, Hospital Geral de Goiânia e Santa Casa, que, 30 dias depois, realizaram suas cirurgias.

Foram reconstruções de boca, nariz, barriga e pernas. Cicatrizes de facadas e tiros retiradas dos corpos dessas mulheres que conviveram tempo demais com as marcas da violência na alma, sinais que as impediam de recomeçar. “Descobri que não sou só um nariz”, afirmou Daiana Costa, que passou por mais de 50 cirurgias para se recuperar da agressão que sofreu do ex-marido, que chegou a arrancar parte de seu nariz com os dentes. “Espero que minha história ajude outras mulheres e as inspire a não desistir”, afirmou ela, que, com a cirurgia, ganhou confiança que necessitava para transformar sua história em coragem para outras mulheres em situação de violência.

Ampliação

“É uma iniciativa que merece ser replicada em todos os Estados”, afirmou o supervisor da Política Nacional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Mário Freitas, segundo quem a “iniciativa ajuda a devolver a dignidade para a vítima de violência doméstica”.

De acordo com o presidente do IDEAH, Luciano Ornelas Chaves, no dia 15 o projeto deverá ser implantado no Distrito Federal e já está em negociação com outros estados da Federação. “Meu agradecimento a todos que apoiaram e se dedicaram a este projeto maravilhoso, que não teria ocorrido sem o apoio dos colegas cirurgiões plásticos e do Poder Judiciário de Goiás”, afirmou ele, que ao falar do projeto com o presidente do TJGO, em agosto do ano passado, foi convidado a apresentá-lo a todos os presidentes de tribunais estaduais que estiveram em Goiânia para um encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais do Brasil, hoje presidido pelo desembargador França. “Nosso objetivo agora é conseguir, junto ao governo federal, uma guia de internação específica para mulheres e crianças vítimas de violência doméstica”, afirmou o cirurgião.

Ensaio

Com as marcas amenizadas e o psicológico modificado, as participantes do projeto, que durante o todo o processo foram acompanhadas pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, foram convidadas a fazer um ensaio fotográfico, no início de janeiro, para encerrar o ciclo e promover sua autoestima. Para que elas tivessem acesso às roupas, maquiagem e penteados, foram realizadas parcerias com lojas, restaurantes e salões de beleza que doaram roupas e serviços, além do Sindicato dos Oficiais de Justiça, que ofertou a hospedagem. No dia 8 de março, Dia da Mulher, elas receberam um álbum e um pendrive com as fotos e foram homenageadas pelo presidente do TJGO.

 

  •    

    Ouvir notícia: