Nesta sexta-feira (23), uma solenidade marcou a conclusão da ampliação e reforma de leitos do Setor de Transplante de Medula Óssea do Hospital de Câncer Araújo Jorge. A ação foi possível em razão de parcerias com o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), Ministério Público de Goiás (MPGO) e Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO). Juntos, o Tribunal e as instituições, repassaram o total de R$ 3.810.488,78 oriundos de acordos de não persecução penal e Termos de Ajustamento de Conduta (TACs). O presidente da Comissão de Memória e Cultura do TJGO, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, representou o TJGO no evento que aconteceu no auditório do hospital.

Segundo o desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, a solenidade desta sexta-feira é um ato importante para mostrar à sociedade o trabalho realizado pelo hospital e, sobretudo, reconhecer a dedicação de todos os profissionais de saúde que se esforçam para manter o funcionamento da unidade.

“Esse evento é fundamental. É a prova de que o Hospital de Câncer oferece um serviço que necessita da colaboração, contribuição e boa vontade do Tribunal de Justiça e de outras instituições. O Tribunal de Justiça acompanha, investe e faremos tudo o que for necessário para dar continuidade ao trabalho que aqui se presta”, reforça o desembargador.

Parceria com o TJGO

Em discurso, o presidente da Associação de Combate ao Câncer em Goiás, Jales Benevides Santana Filho, agradeceu ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França e ao desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga e destacou que a parceria com o Poder Judiciário foi fundamental para viabilizar a ampliação e reforma da unidade de saúde, entregues nesta sexta-feira (23).

“O TJGO é um importante parceiro e tem ajudado o Hospital de Câncer a crescer. Vocês têm investido em uma boa causa. Manter um hospital desse porte não é fácil, pois exige uma luta incansável. Nós estamos sempre lotado, mas mesmo assim nunca deixamos de atender ninguém”, pontuou Jales Benevides.

Desde o fim do ano passado, o Hospital de Câncer Araújo Jorge tem recebido recursos arrecadados com a venda da obra literária “A Travessia do Deserto- uma estratégia para a vida”, de autoria da escritora e professora Elina Borges, numa promoção da Comissão de Memória e Cultura do TJGO. Outra importante ação do TJGO em prol do hospital foi a doação de 200 veículos da frota antiga do TJGO, no dia 7 de junho. O termo de doação dos veículos foi assinado pelo presidente do TJGO, desembargador Carlos França, e o presidente da Associação de Combate ao Câncer em Goiás (ACCG), Jales Benevides Santana.

92% do atendimento pelo SUS

Thiago Martins Rinaldi descobriu, aos 31 anos de idade, que era portador de um linfoma raro. A única chance de cura seria por meio do transplante de medula óssea. Assim que recebeu o diagnóstico, Thiago procurou uma vaga no Hospital do Câncer Araújo Jorge, pois, segundo ele, seria impossível custear o tratamento na rede privada de saúde.

Em razão da urgência e gravidade do caso, o jovem foi prontamente atendido e conseguiu a vaga no hospital público, onde precisou ser internado por 12 vezes. Cada internação representava sete dias de quimioterapia, que eram realizadas, literalmente, 24 horas por dia. Ele enfrentou essa maratona pela vida até conseguir a compatibilidade e receber a doação de medula óssea.

“O custo do meu tratamento era extremamente caro. Se não fosse o Hospital de Câncer, eu não conseguiria custear o tratamento, muito menos o transplante de medula óssea. Foi graças à equipe do Hospital Araújo Jorge que lutamos contra o tempo para que eu conseguisse realizar o transplante, no ano passado. Aqui, eu me senti acolhido e serei eternamente grato ao empenho de toda a equipe”, comenta Thiago.

Casos como o do Thiago, que recebeu alta em agosto de 2022, representam quase a totalidade dos pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital de Câncer Araújo Jorge, como informa Jales Benevides Santana Filho, presidente da Associação de Combate ao Câncer em Goiás: “92% do nosso atendimento é pelo SUS. Somente em 2022, nós atendemos 70 mil pacientes. Se não for a ajuda do poder público e da comunidade, nós não conseguiríamos atender quem tanto precisa”, afirma Jales Benevides.

Reforma e Ampliação

Dos 3.810.488,78 oriundos de acordos de não persecução penal e Termos de Ajustamento de Conduta (TACs), R$ 1.011.606,72 foram utilizados para a reforma e ampliação dos leitos do setor de transplante de medula óssea.

O Hospital de Câncer Araújo Jorge passou a contar com dois novos leitos – saindo de 4 para 6 - e ampliando sua área de 117,71 m² para 178,84 m², aumentando a oferta do procedimento para quem luta contra leucemias e linfomas na unidade.

A próxima etapa da campanha, que segue em busca de parceiros - do setor público e privado, entidades de classe e doadores voluntários - será a construção da nova Unidade de Terapia Intensiva que recebe hoje, em média, 40 pacientes/mês. A UTI passará a contar com 10 novos leitos, totalizando 21 vagas, assumindo uma área total de 364,82 m².


Presenças

Também representou o Poder Judiciário goiano o juiz Marcelo Lopes de Jesus, que, além de magistrado, é engenheiro civil e há anos atua como voluntário em pequenas reformas no hospital.

Estiveram presentes ainda o vice-procurador-chefe do MPT, Marcello Ribeiro Silva; o procurador-geral de Justiça de Goiás, Cyro Terra Peres; o secretário Municipal de Saúde de Goiânia, Durval Ferreira Fonseca Pedro; o presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (Codese), Carlos Alberto P.M. Júnior; o presidente da Associação Médica de Goiás, Washington Luiz Ferreira Rios; promotores de Justiça, vereadores, deputados federais e estaduais. (Texto: Sarah Mohn- Centro de Comunicação Social do TJGO/ Fotos: Fernando Leite/MPGO)

  •    

    Ouvir notícia: