O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Walter Carlos Lemes, participou na manhã desta sexta-feira (27), da solenidade de instalação da 3ª Vara de Família e Sucessões da comarca de Anápolis e entrega da reforma e readequação do fórum daquela comarca.

A comarca, que possui cerca de 170 mil processos em tramitação, é uma das maiores do Estado. E agora conta com 24 unidades judiciárias, sendo três varas de família, seis cíveis, uma de fazenda pública estadual, uma fazenda pública municipal, cinco criminais, uma Vara Regional de Execução Penal, quatro juizados especiais cíveis, um juizado especial criminal, uma Vara de Violência Doméstica e um Juizado da Infância e Juventude. Além de quatro Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc's).

O presidente do TJGO destacou a importância de Anápolis. “A cidade cresce a cada dia e tivemos que buscar uma solução para atender a comarca. Com essa nova vara estamos prestigiando a população anapolina, que terá um acesso mais fácil e um julgamento mais rápido de seus processos”, frisou.

Ainda de acordo com ele, a nova estrutura física do prédio contribuirá também para a entrega da prestação jurisdicional mais eficiente. Antes de finalizar seu discurso, o presidente agradeceu o empenho e dedicação de todos os envolvidos para a instalação da nova vara. “Em especial, a juíza-auxiliar Sirlei Martins Costa, que esteve à frente e tomou todas as providências”, salientou.

Presidente abraçou a causa

A juíza-auxiliar da Presidência, Sirlei Martins Costa, lembrou que a instalação da vara só foi possível porque o presidente “abraçou a causa”. “Se a causa não for abraçada, nada acontece. É preciso ser sensível e fazer com que as coisas aconteçam. Buscamos alternativas para atender as comarcas de Anápolis e Catalão, as que mais necessitavam neste momento. Nossa preocupação foi colocar de imediato um juiz que pudesse responder pela vara. Então, hoje é um dia de alegria e festejo por vários motivos, inclusive pelo que representa uma vara de família. Me sinto muito grata por realizar algo em que eu acreditei muito”, pontuou a magistrada.

Segundo o diretor do Foro de Anápolis, juiz Carlos José Limongi Sterse, é grande a satisfação pela instalaçãod a 3ª Vara de Família e Sucessões. Um pleito, segundo ele, dos magistrados da comarca. “Chega em boa hora para nós. Quero deixar registrado aqui nosso reconhecimento. Obrigado por olhar para Anápolis”, agradeceu.

O promotor de justiça Luis Fernando Abreu destacou a importância da vara de família para a sociedade. De acordo com ele, problema mal resolvido na família deságua na delegacia. “É uma grande responsabilidade. Uma sentença muitas vezes não resolve o problema, temos que entendê-lo e o Poder Judiciário está fazendo isso. Então, me resta nesse momento parabenizar o TJGO e os juízes pela nova vara”, enfatizou.

O presidente da subseção da OAB de Anápolis,advogado Jorge Henrique Elias, disse que a instalação da nova vara demonstra a preocupação do Judiciário com o jurisdicionado. “Estamos vivendo a concretização de um sonho. É sim um motivo de festa e por isso não poderíamos deixar de agradecê-lo”, finalizou, ao referir-se ao presidente do TJGO.

Também participaram da solenidade o juiz auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça (CGJGO), Algomiro Carvalho Neto; o diretor do Foro da comarca de Goiânia, juiz Paulo César Alves das Neves; os juízes Gustavo Braga, Aline Vieira Tomás, Nina Sá Oliveira, Mariana Azevedo Lima, Pedro Paulo de Oliveira e Gabriel Consigliero Lessa, além de outras autoridades.

Visita à Santa Casa de Misericórdia
Ainda em Anápolis, o desembargador-presidente e o juiz auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça (CGJGO), Algomiro Carvalho Neto, conheceram a Santa Casa Misericórdia. Eles foram recebidos pelo diretor da instituição, padre Clayton Bergamo e visitaram as salas em que estão os equipamentos doados pelo TJGO à instituição. Além do mobiliário, foram doados monitores de vídeo, computadores, impressoras, nobreaks e etc. Todo o material foi usado para reestruturar a parte administrativa, centro médico e laboratório da Santa Casa. O desembargador gravou ainda uma mensagem para a campanha que será iniciada na próxima semana para a reforma do hospital. (Texto: Arianne Lopes / Fotos: Wagner Soares – Centro de Comunicação Social do TJGO)

 
 
  •    

    Ouvir notícia: