O Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), por meio do Núcleo Permanente de Conciliação e Mediação (NUPEMEC), está se preparando para que o próximo mês, junho, seja dedicado à conciliação. A ideia do núcleo é realizar uma grande força-tarefa para alcançar as metas de conciliação previstas no Prêmio CNJ de Qualidade.

De acordo com o coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), juiz Leonys Lopes Campos da Silva, o desafio lançado aos colegas está dentro da meta principal da gestão do chefe do Poder Judiciário Estadual, desembargador Carlos França, que é o aprimoramento da prestação jurisdicional. "A Presidência, entendendo que o momento necessita dessa união, solicitou que magistradas e magistrados designem audiências de conciliação ou sessões de mediação, a serem realizadas nas próprias varas, juizados e turmas recursais", explicou Leonys, que ainda reforçou que a conciliação é uma prática que facilita o acesso à justiça e é uma forma efetiva de solução de conflitos. Além disso, a conciliação pode reduzir o tempo de tramitação dos processos e diminuir o número de recursos.

Atenção no cadastramento
Para que as audiências de conciliação sejam contabilizadas, os magistrados devem homologar os acordos e observar as TPUs adequadas. O Nupemec está disponível para oferecer apoio aos magistrados.

Confira o vídeo da campanha: desafio da conciliação

 

  •    

    Ouvir notícia: