O presidente do Conselho dos Presidentes dos Tribunais (Consepre) e do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, participou, na noite de quinta-feira (1), de uma reunião de trabalho com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Rosa Weber, e os órgãos de segunda instância do Judiciário. A reunião foi organizada pelo STF e contou com a presença do vice-presidente do tribunal, ministro Luís Roberto Barroso.

Além da presidente do STF, do vice-presidente da suprema corte e do presidente do do TJGO e do Consepre, a reunião contou também com a presença do presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), desembargador José Amilcar Machado; do presidente do Colégio Permanente de presidentes dos Tribunais Militares Estaduais do Brasil, Orlando Eduardo Geraldi; do presidente do Colégio Permanente de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil, desembargador Roberto Frank; do secretário-geral do CNJ, Gabriel da Silveira Matos, e do secretário especial de Programas, Pesquisa e Gestão Estratégica do CNJ, Ricardo Fioreze. O desembargador Itaney Campos, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, também participou do encontro. 

Durante a reunião, Rosa Weber afirmou que tem completa confiança na competência, qualidade de trabalho e engajamento funcional do Judiciário. Segundo a ministra, os juízes brasileiros honram a toga que vestem e, devido ao comprometimento da instituição, são garantidores da democracia e da supremacia da Constituição da República. "Reforçamos que, como o Judiciário é um só, é essencial que unamos forças para melhor alcançar o propósito comum, enfatizou a ministra presidente do CNJ.

Representando os presidentes dos tribunais estaduais, que também participam do encontro, o presidente Carlos França destacou ser “uma honra participar desta reunião com a ministra Rosa Weber e os demais presidentes de tribunais estaduais e dos demais ramos do judiciário brasileiro. Acredito que é essencial que unamos forças para alcançar o propósito comum de melhorar a prestação jurisdicional em nosso país. Estamos aqui para reforçar o apoio de todo Judiciário estadual para que possamos contribuir com iniciativas e avançar em prol da democracia e da justiça”. Na oportunidade, Carlos França colocou o Consepre à disposição do CNJ, inclusive para participar de debates e ser ouvido sobre temas que possam ter reflexos na gestão dos tribunais e na prestação jurisdicional.

Participaram da reunião presidentes dos Tribunais de Justiça, dos Tribunais Regionais Federais, dos Tribunais de Justiça Militar, dos Tribunais Regionais Eleitorais e dos Tribunais Regionais do Trabalho.

  •    

    Ouvir notícia: