Ao Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos - NUPEMEC, compete implementar, no âmbito de sua competência, a Política Judiciária Nacional de Tratamento Adequado dos Conflitos de Interesses, em conformidade com as diretrizes estabelecidas na Resolução 125 do Conselho Nacional de Justiça - CNJ.

Com a finalidade de centralizar e gerir as atividades de conciliação e mediação, no âmbito da Justiça Estadual o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos foi instituído pela Lei Nº 17.961, de 07 de janeiro de 2013, como órgão vinculado à Presidência do Tribunal de Justiça de Goiás, tem a denominação abreviada de 'Núcleo' e as atribuições constantes do art. 7º da Resolução 125/CNJ.

O NUPEMEC TJGO é composto pelo Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, por um Juiz Auxiliar da Presidência, por um Juiz Auxiliar da Corregedoria e um Juiz Coordenador, todos escolhidos pelo Presidente do Tribunal de Justiça, além de um Juiz Coordenador Adjunto, a ser indicado pelo Coordenador e nomeado pelo Presidente e de um magistrado aposentado indicado pela Associação dos Magistrados do Estado de Goiás