
Durante a realização do 9º Encontro Regional das Corregedorias de Goiás, no Fórum Cível de Goiânia, o corregedor do Foro Extrajudicial de Goiás, desembargador Anderson Máximo de Holanda, recebeu homenagem pelos resultados alcançados e reconhecidos nacionalmente na gestão da Cogex e pela nova atuação como juiz auxiliar do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Benedito Gonçalves, que assumirá a gestão da Corregedoria Nacional de Justiça para o biênio 2026-2028, a partir da próxima terça-feira (25), em solenidade a ser realizada no Plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília (DF).
Para o presidente do TJGO, desembargador Leandro Crispim, a Cogex se consolidou com uma atuação marcada pela inovação, organização e busca permanente pelo aprimoramento dos serviços extrajudiciais. “E isso se deve à gestão de Anderson e sua equipe à frente da Corregedoria do Foro Extrajudicial. Os resultados alcançados projetaram o trabalho do TJGO nacionalmente. Agora, ele leva essa experiência para uma nova missão, na Corregedoria Nacional de Justiça, e temos a certeza de que continuará contribuindo para o aperfeiçoamento da Justiça brasileira, levando conhecimento e as boas práticas construídas em Goiás”, enfatizou.

Anfitriã do evento, a diretora de Foro da comarca de Goiânia, juíza Patricia Bretas, apresentou um vídeo com o histórico profissional do desembargador, com foco em suas iniciativas, inclusive reconhecidas por ser o primeiro corregedor da Cogex, instalada em 3 de fevereiro de 2025 no TJGO. “Sua atuação valorizou também o Poder Judiciário goiano, na medida em que deixou claro para o País o alto nível de capacidade e desempenho da nossa magistratura”, frisou a juíza, que também mencionou o comprometimento de Anderson Máximo ao coordenar atividades diversas voltadas, por exemplo, para a caridade.

O corregedor-geral da Justiça de Goiás (CGJGO), desembargador Marcus da Costa Ferreira, ressaltou a capacidade demonstrada por Anderson Máximo em implantar novos e assumir os já existentes programas na Cogex. “A campanha para divulgação do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU); o projeto O Nome é Dela, de combate de enfrentamento à violência patrimonial contra a mulher em parceria das serventias extrajudiciais; a alteração do Código de Normas local para estender o atendimento prioritário, nos cartórios, aos responsáveis legais de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), sem falar no sucesso excepcional à frente do Programa RegularizAÇÃO, que garantiu a entrega de tantos títulos de propriedade a famílias residentes irregularmente em imóveis urbanos”.
O desembargador Marcus da Costa Ferreira disse estar tranquilo e confiante por somar suas atribuições de corregedor-geral da Justiça àquelas de corregedor do Foro Extrajudicial. “Sei que o trabalho vai aumentar, mas também sei que Anderson criou muito e de forma eficiente. Por isso, vou assumir a Cogex até o final da gestão contando com uma estrutura organizada”.

Atuação
A ouvidora do Poder Judiciário goiano, desembargadora Sandra Teodoro, endossou a fala dos colegas e, afirmando que não repetiria o que já havia sido exposto, relatou que conhece Anderson Máximo há muitos anos, por ser amiga de toda a sua família, e conhece sua competência.
O 1º vice-presidente do TJGO, desembargador Fabiano Abel de Aragão Fernandes, também destacou a atuação do desembargador na Cogex, que segundo ele, “criou uma base forte, inclusive de governança”.

Reconhecimento
Após ganhar uma placa de homenagem oferecida pelos assessores correicionais da Cogex, Anderson agradeceu a todos pelas palavras, mas ressaltou que os resultados alcançados não se deviam apenas à sua atuação, mas à dedicação de toda sua equipe aos projetos que criou e, ainda, ao apoio do presidente Leandro Crispim e do corregedor Marcus da Costa Ferreira.
“Nas ocasiões em que necessitei do suporte do presidente, ou do corregedor-geral, de algum colega, e também nas diversas ocasiões em que o sucesso de um programa implantado dependia de que minha equipe abraçasse minhas ideias, ninguém hesitou. Então, se algo foi feito, só o foi porque houve colaboração, boa vontade e apoio”, ponderou.

O desembargador Anderson Máximo garantiu aos colegas que pretende trabalhar com afinco e, claro, oportunizar à Corregedoria Nacional da Justiça estreitar comunicação com o TJGO de modo a conhecer a realidade, os avanços, a qualidades dos serviços do tribunal goiano.
Presenças
Participaram ainda a coordenadora Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, desembargadora Alice Teles de Oliveira; e as juízas e juízes auxiliares das Corregedorias, Vanessa Estrela Gertrudes, Marcus Vinícius Alves de Oliveira, Priscila Lopes da Silveira e Társio Ricardo de Oliveira Freitas. Também marcaram presença a juíza Fláviah Lançoni Costa Pinheiro; o secretário-geral das Corregedorias, Rafael Carvalho Curado, titulares de serventias extrajudiciais e servidores da Corregedoria do Foro Extrajudicial (Cogex).
(Texto: Patrícia Papini / Fotos: Wagner Soares – Diretoria de Comunicação Social do TJGO)