Começa nesta quarta-feira (20), às 17h, o V Congresso Brasileiro de Arquivos do Poder Judiciário. O evento vai reunir, até sexta-feira (22), profissionais das áreas de gestão da informação e do conhecimento dos tribunais brasileiros, com o objetivo de debater as boas práticas e desafios enfrentados na gestão e preservação das informações do Judiciário, principalmente com a digitalização acelerada dos processos judiciais. Neste mesmo dia do início do evento, 20 de outubro, é comemorado o Dia do Arquivista. O juiz auxiliar da Presidência e coordenador da Unidade de Gestão Documental (UGD) do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), Reinaldo de Oliveira Dutra, e as arquivistas Isabella Félix Lima e Lara Lins, representam o TJGO no encontro.

A abertura do V Congresso Brasileiro de Arquivos do Poder Judiciário, realizado pelo Comitê Executivo do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), terá palestra inaugural com o professor Daniel Flores. Ele vai falar sobre a função do arquivo e dos arquivistas como protagonistas da transformação digital do Judiciário, e também abordar aspectos como gestão de documentos, preservação digital sistêmica, acesso e transparência ativa.

Nos dois dias seguintes, 21 e 22 de outubro, das 10h às 11h30, serão realizadas três oficinas simultâneas. No período da tarde, a partir das 14h, palestras e mesas-redondas reúnem integrantes da academia e profissionais reconhecidos no setor. (Texto: Arianne Lopes, com informações do site do CNJ)

  •    

    Ouvir notícia: