O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) participa da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele – o Dezembro Laranja, realizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). O prédio sede do TJGO será iluminado, na primeira semana de dezembro, com a cor laranja, em alusão à campanha. O objetivo é conscientizar sobre o diagnóstico e o tratamento precoce da doença, bem como informar sobre as formas de prevenção e os cuidados que devem ser incorporados à rotina.

O chefe do Poder Judiciário goiano, desembargador Carlos França, ressalta a relevância da campanha, tendo em vista que o câncer de pele é o tipo de neoplasia mais prevalente no Brasil, com cerca de 185 mil novos casos ao ano, segundo a SBD. "É muito importante que a população esteja atenta aos primeiros sinais da doença, porque tratada inicialmente, as chances de cura são bem maiores. Dessa maneira, o Judiciário incentiva iniciativas como esta realizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia", reforça.

"Não espere até sentir na pele"

O tema do Dezembro Laranja 2022 foca na prevenção, com o tema “Não espere até sentir na pele”. A campanha da Sociedade Brasileira de Dermatologia mostra como a prevenção e a conscientização podem salvar muitas vidas.

Segundo a SBD, a prevenção ao câncer da pele pode ser feita diariamente e de forma simples, como evitar a exposição e proteger a pele dos efeitos da radiação ultravioleta (UV). Entre as medidas indicadas pelos especialistas, estão o uso de chapéus, camisetas, óculos escuros e protetores solares; é importante evitar a exposição solar no intervalo entre 10h e 15h; além de aplicar o filtro solar com Fator de Prevenção Solar (FPS) 30 ou mais diariamente e não somente em horários de lazer; outra medida recomendada é consultar um médico dermatologista ao menos uma vez ao ano para um exame completo. (Texto: Karinthia Wanderley - Centro de Comunicação Social)

  •    

    Ouvir notícia: