"A gratidão tem que ser cultivada por uma única razão, ela nos faz bem". Esse foi um dos ensinamentos passados pelo escritor, filósofo e professor universitário Mário Sérgio Cortella, em palestra realizada nesta quarta-feira (5) com o tema "Gratidão: Por que devemos cultivá-la". A palestra foi realizada por meio do canal do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) no YouTube, voltada para servidores e magistrados do TJGO. A iniciativa da Diretoria de Recursos Humanos abriu a programação do Mês do Servidor Público – 2022.

Cortella (foto abaixo) ressaltou que as pessoas não estão felizes o tempo todo, que existem dificuldades, mas que é importante se reerguer e sair em busca daquilo que nos agrada. "Uma vez ou outra a gente se depara com situações que reduzem nossa energia, ficamos irritados. Mas a gratidão tem que ser cultivada por uma única razão, ela nos faz bem. Há muitos momentos que a gente se aproxima da indiferença, em outros que a gente deseja a distância e em outros  não quer expressar gratidão. Mas, nos momentos que temos que sê-lo, é preciso que sejamos", ensinou, ao enfatizar que ficou "muito grato quando foi convidado a ministrar uma aula sobre esse assunto".

A diretora de Recursos Humanos do TJGO, Wanessa Oliveira Alves (na foto que abre a matéria, de óculos), agradeceu toda a equipe envolvida na realização das atividades em comemoração ao mês do servidor público e ressaltou que é uma honra iniciar a programação com a palestra do professor Mario Sérgio Cortella. "Agradeço a todos que estão trabalhando na concepção desse projeto, em especial ao professor Cortella, que veio nos falar de um tema tão relevante que é a gratidão; ao presidente, desembargador Carlos França; ao diretor-geral, Rodrigo Leandro, e toda a equipe da Diretoria de Recursos Humanos, que não mediu esforços para que essa palestra ocorresse".

A juíza auxiliar da Presidência Jussara Cristina Oliveira (foto acima) também destacou a importância do tema para os servidores e magistrados do TJGO. "A gratidão é o reconhecimento de uma graça recebida. Na bíblia existe uma passagem do apóstolo Paulo que diz 'em tudo dai graças'. Existem vários estudos científicos que identificam benefícios comprovados da gratidão , como saúde física, mental, mais empatia e redução do estreesse. A gratidão nos eleva e nos fortalece. É por isso quero agradecer a ilustre presença do grande mestre Mário Sérgio Cortella, possuidor de um admirável currículo para falar sobre esse assunto", ressaltou ela, que também agradeceu ao presidente do TJGO, desembargador Carlos França; a diretora de Recursos Humanos, Wanessa Oliveira, e diretor-geral Rodrigo Leandro pela organização do evento.

A palestra também foi transmitida nos auditórios dos fóruns Cível e Criminal e no Auditório José Lenar de Melo Bandeira, na sede do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás. O presidente do Sindicato dos Servidores e Serventuários da Justiça do Estado de Goiás (Sindijustiça), Fabrício Duarte (foto abaixo), assistiu à explanação do auditório do Fórum Cível Heitor Moraes Fleury, ao lado da servidora da Diretoria Financeira, Sayuri Tanaka. "Cortella é um excelente comunicador e uma pessoa que temos que considerar para os dias de hoje, pois ele fala com empatia para seu público" disse ele, que elogiou a iniciativa da Diretoria de Recursos Humanos. "Eu admiro muito esse trabalho, já fui da DRH e sei o quanto é difícil atingir o servidor em relação a estas questões. É um trabalho de longo prazo e tem que ser contínuo, porque é uma questão de cultura e cultura não se quebra com uma ação só. Com o advento da pandemia, a gratidão deveria estar mais presente na vida do ser humano, mas infelizmente muitas pessoas não se deram conta ainda. Só de estarmos aqui, nós deveríamos ter gratidão.” completou ele.

Já a Oficial de Justiça Silvana Gomes dos Santos assistiu à palestra no Fórum Criminal Fenelon Teodoro Reis, no Jardim Goiás, ao lado da estagiária . A servidora acompanha o palestrante nas redes sociais e elogiou o Tribunal pela organização da palestra.  “A fala dele tem muito peso e o servidor precisa dessa reflexão, em específico deste tema da gratidão. Às vezes está ruim para a gente, mas precisamos refletir um pouco. Porque estamos aqui? Porque certas coisas acontecem? Para a gente não desistir. E o Poder Judiciário tem de investir mesmo no servidor neste ponto", observou. (Texto: Karinthia Wanderley e Luísa Chacon (estagiária)/fotos: Acaray Martins - Centro de Comunicação Social)

 

  •    

    Ouvir notícia: