Em clima de informalidade e de total interação, teve início na manhã desta quarta-feira (9) o Encontro Regional On-line da 9ª Região Judiciária, que chega à quarta edição digital e tem Caldas Novas como comarca polo. O evento, que dura três dias e é promovido pela Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás em parceria com a Escola Judicial de Goiás (EJUG), contou hoje com 126 participantes, entre magistrados e servidores da respectiva região. Ao cumprimentar os presentes em nome do corregedor-geral da Justiça do Estado de Goiás, desembargador Kisleu Dias Maciel Filho, o juiz Aldo Guilherme Saad Sabino de Freitas, auxiliar da CGJGO e coordenador do Encontro Regional, falou um pouco sobre o novo formato on-line adotado pela Corregedoria na realização dos encontros regionais devido à pandemia da Covid-19 e enfatizou a importância de se enxergar a situação sob outro prisma. 

“Em primeiro lugar desejo que todos sintam-se abraçados, tanto magistrados quanto servidores da CGJGO e da 9ª Região Judiciária. Esse encontro ocorria por meio presencial estreitando os laços com magistrados, servidores, advogados e representantes de cada regional. Contudo, o formato on-line se transformou em algo abrangente e democrático, promovendo total interação e capacitação dos servidores, que tem contato direto com o que há de melhor em qualificação, já que trazemos os melhores profissionais de cada área. Os dois primeiros dias são mais informais e propicia aos servidores um ânimo novo para o trabalho a ser desempenhado em prol da atividade jurisdicional, enquanto o último dia é voltado para o debate de questões alusivas aos servidores e à própria pandemia, com levantamento de situações variadas, reunião institucional com os magistrados, e audiência pública com as autoridades e representantes da região”, explicou.

Em seguida, o juiz Tiago Bentes, diretor do Foro de Caldas Novas, fez uma saudação geral aos magistrados e servidores da Justiça presentes e agradeceu o apoio dado pela Corregedoria na promoção do evento, fazendo uma menção especial ao juiz Aldo Sabino, que foi seu professor. “A organização está impecável e toda a equipe da Corregedoria é muito prestativa com auxílio rápido e preciso. Estou convicto de que o novo formato deste evento trará bons frutos e só temos a ganhar, pois, com essa tecnologia atual usada pelo Judiciário a favor dos cidadãos, podemos também estimular o convívio entre nós, que estamos em isolamento social devido à Covid-19. Esse contato é importante e sei que o encontro será muito proveitoso”, enalteceu. Por sua vez, Clécio Marquez, diretor de Planejamento e Programas da CGJGO reiterou as boas vindas e frisou a importância desses momentos de aperfeiçoamento para os servidores do Judiciário.

Ferramentas motivacionais

Para não perder o estímulo e o ânimo em tempos de isolamento social, de teletrabalho e de tantas incertezas e angústias, as servidoras Daniela Botelho e Patrícia Magalhães, integrantes da Diretoria de Recursos Humanos (DRH) do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, apresentaram mais uma vez um painel motivacional. As duas servidoras, que falaram em nome da diretora de RH do TJGO, Wanessa Alves, fizeram uma explanação com a temática “Todos Somos líderes - Como liderar com eficiência e sensibilidade em tempos de pandemia”.

Na oportunidade, foram desenvolvidas atividades de relaxamento e reflexão, apresentação de vídeos inspiradores, autoliderança, resgate da identidade, formas de lidar com o stress no home office, organizações de tarefas e atitudes positivas diante dessa situação diferenciada experimentada por servidores e magistrados. Elas lembraram que toda mudança traz questionamentos e que é preciso deixar a carga mais leve, já que com a pandemia a sobrecarga de trabalho se intensificou, gerando muitas preocupações.
“O equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional deve ser aperfeiçoado todos os dias para que não se perca o foco. Todos temos um DNA único, insubstituível. Você não pode fazer um novo começo, mas pode caminhar para um novo fim”, reflete Daniela.

Oficinas de capacitação

O evento mais uma vez conta com um amplo rol de capacitações, desta vez abrangendo os servidores da 9ª Região Judiciária. As salas de videoconferência tiveram 214 presentes.  As primeiras capacitações do dia foram em Processo Judicial Cível (91), Centro Judiciário de Cidadania e Solução de Conflitos (19) e Contadoria (14). À tarde, os servidores da 9ª Região Judiciária receberam qualificação no PJD Cível Avançado (90) - Ferramentas e Estratégias para uma Gestão Eficiente. Além de Caldas Novas, integram a 9ª Região Judiciária, as comarcas de Corumbaíba, Catalão, Cumari, Goiandira, Ipameri, Orizona, Pires do Rio, Santa Cruz de Goiás e Urutaí.

O evento tem como finalidade promover o acesso e a melhoria da comunicação entre a comunidade e o Poder Judiciário nas comarcas de Goiás e acontece por meio da plataforma eletrônica Zoom Meetings com a coordenação da Diretoria de Planejamento e Programas e o suporte da Diretoria de Tecnologia da Informação, ambas da CGJGO.

O Encontro Regional On-line é um desdobramento do Programa Encontro Regional, até então realizado presencialmente em cada região judiciária agraciada com o evento. No entanto, com a pandemia da Covid-19 e a implementação do trabalho remoto no âmbito do Poder Judiciário, a CGJGO deliberou pela realização do evento no formato on-line. (Texto: Myrelle Motta - Diretora de Comunicação Social da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás/ Edição da foto: Hellen Bueno - Diretoria de Planejamento e Programas da CGJGO)

Fale conosco sobre esta página