A equipe da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás promoveu na tarde desta sexta-feira, 10, no auditório da Escola Judicial do Tribunal de Justiça de Goiás (Ejug), a capacitação de 143 novos servidores e servidoras empossados recentemente no Tribunal de Justiça de Goiás e que foram aprovados no concurso público unificado para provimento de cargos do quadro único de pessoal do Poder Judiciário ainda em 2022. A abertura da capacitação foi realizada pelo juiz Gustavo Assis Garcia, auxiliar da CGJGO, que fez uma explanação detalhada aos recém-empossados do funcionamento do órgão censor e das atribuições de cada área específica. A organização e o acolhimento dos novos servidores (as) ficou a cargo da Ejug que já está promovendo capacitações há cerca de 10 dias. 

Ao ressaltar a importância da qualificação profissional dos servidores e servidoras do Poder Judiciário, visando o aprimoramento da prestação jurisdicional, o corregedor-geral da Justiça do Estado de Goiás, desembargador Leandro Crispim, que também foi servidor do TJGO antes de ingressar na magistratura, afirmou que pretende, na sua gestão, investir em capacitações contínuas de forma que o atendimento de excelência aos usuários da Justiça passe a ser uma consequência.

“Precisamos adotar ferramentas inovadoras de gestão que englobem requisitos como estratégia, cooperação, participação cidadã, transparência, celeridade, modernização tecnológica e desburocratização para tornar mais eficiente o serviço prestado à sociedade pelo Poder Judiciário. E, nesse contexto, as capacitações são essenciais para que possamos atingir resultados profícuos que impactem diretamente na prestação jurisdicional, atentando para uma realidade mais dinâmica, já que respostas rápidas afetas às demandas dos cidadãos geram credibilidade e confiabilidade”, enfatizou.

Almejando êxito aos servidores (as) recentemente empossados (as), Leandro Crispim deixa a todos uma mensagem positiva orientando-os a empregar com desenvoltura, empenho e dedicação todo o aprendizado adquirido com as capacitações oferecidas pela CGJGO e pela Presidência do TJGO para que atinjam com habilidade e competência o sucesso nos atendimentos interno e externo em cada unidade de atuação. O corregedor-geral chamou a atenção ainda para o fato de que os servidores (as) devem estar atentos e preparados para os desafios sociais inerentes à função desempenhada.

“Através da formação continuada, devem ser desenvolvidas habilidades que vão além da formação acadêmica, somando conhecimentos, saberes transdisciplinares e multidimensionais que propiciem também a adequada abordagem, compreensão e resolução dos conflitos sociais que são complexos. É fundamental ter consciência da importância do papel de cada um na busca cuidadosa de soluções efetivas, que vão refletir diretamente na imagem do Judiciário goiano”, acentuou.

Justiça humanizada

Em sua exposição, o juiz Gustavo Assis saudou os novos servidores (as) e detalhou a atuação da Corregedoria explicando que o órgão censor tem hoje, além da atividade fiscalizadora, uma missão social, cuja natureza é de orientação e de colaboração com os magistrados (as), servidores (as), cartorários (as) e áreas estratégicas do TJGO.

Ao pontuar as atribuições de cada setor da CGJGO e demonstrar que cada matéria é separada por tema no que se refere ao trabalho dos juízes auxiliares, o magistrado evidenciou ainda a importância do cumprimento das metas estipuladas pelo Tribunal goiano e pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

“Procurem sempre dar o melhor de si, pois existem resultados a serem alcançados e mensuração de produtividade. Especialmente no âmbito público, é preciso buscar a eficiência constantemente em respeito ao cidadão que atendemos. Temos que prestar contas à sociedade usando sempre da boa fé, do nosso esforço e da nossa dedicação, pois a Justiça é um trabalho de primeira necessidade, indispensável na resolução de conflitos diversos, assim como a educação e a saúde”, exemplificou.

Outro ponto realçado por Gustavo Assis foi o atendimento humanizado que, a seu ver, deve ser uma premissa da Justiça. “Quando estiverem ocupando seus respectivos cargos pensem não somente na letra fria da lei ou nos números, mas no cidadão que está por trás desse processo, em sua maioria, de origem humilde, que enxerga o Judiciário como a última via para tentar resolver o seu problema. Se nos esmerarmos, podemos conseguir, às vezes simplesmente dando andamento a uma ação, contribuir para a resolução de um conflito”, conclamou.

Gestão no âmbito do primeiro grau

A gestão das unidades no âmbito do primeiro grau de jurisdição com a utilização do Sistema Controle da CGJGO, que visa a eficiência na gestão e no andamento dos processos nesta seara, bem como outros sistemas que impactam diretamente a sociedade como o banco de peritos, de projetos sociais, de administradores judiciais, além do alvará eletrônico e do Código de Normas do Foro Judicial,  também foram apresentados aos novos servidores (as) pelo diretor de Tecnologia da Informação da Corregedoria, Domingos da Silva Chaves Júnior, e pelo assessor correicional, Felipe Aires. Também esteve presente o assessor de orientação e correição Ubiratan Alves Barros. (Texto: Myrelle Motta - Diretora de Comunicação da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás/Fotos: Acaray Martins - Centro de Comunicação Social do TJGO)

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