O corregedor-geral da Justiça do Estado de Goiás, desembargador Leandro Crispim, lançou, de forma inovadora, nesta quarta-feira, 20, o Sistema de Gestão e Controle da Corregedoria (SIGESCON) durante a abertura do primeiro Encontro Regional de 2024, em Anápolis. O SIGESCON substituirá o atual Sistema Controle e é uma ferramenta de auxílio das unidades judiciárias para as atividades desenvolvidas no primeiro grau de jurisdição.

Outros dois importantes manuais para maior otimização, padronização e gerenciamento das atividades forenses também foram lançados pelo corregedor-geral: o do Conselho da Comunidade e o Prático de Rotina de 1º Grau.

Na oportunidade, o corregedor-geral fez a entrega oficial dos manuais à juíza Laryssa de Moraes Camargos, diretora do Foro local. “Nosso objetivo primordial é alcançar uma prestação jurisdicional de excelência focada no jurisdicionado, em um ambiente humanizado e promotor de capacidades”, ressaltou.

Emocionado, Leandro Crispim, que foi titular da Vara das Fazendas Públicas e Registro Públicos de Anápolis aos 27 anos e onde atuou pela primeira vez como juiz eleitoral, relembrou algumas memórias afetivas que tem da cidade e manifestou a alegria de iniciar os Encontros Regionais de 2024 na 3ª Região Judiciária, no momento em que Anápolis é elevada à classificação de entrância final.

“Hoje, retorno à Anápolis convicto em uma Justiça que se faz face a face e enxerga a humanidade de todos os envolvidos. Esse, aliás, é o sentido dos Encontros Regionais: diálogo, aproximação com a comunidade, troca de experiências, capacitação e construção conjunta”, acentuou.

A seu ver, esse momento é um justo reconhecimento à importância da comarca que tem grande volume de trabalho, complexidade de casos e boa infraestrutura.

"Esse fato denota uma reparação histórica e o compromisso do Poder Judiciário goiano com os jurisdicionados (as), magistrados (as) e os servidores (as)”, enalteceu.

Parceria e engrandecimento

Expressando  satisfação em participar de mais este evento, o presidente do TJGO, desembargador Carlos França, realçou novamente a parceria positiva que tem se renovado entre a Presidência e a Corregedoria.



“Essas ações produtivas  vem ao encontro da sociedade. A Presidência está junto com vocês e o Encontro Regional tem a finalidade de orientar, ouvir e sugerir soluções, o que só engrandece o Poder Judiciário. Aproveitem essa oportunidade ímpar”, conclamou os presentes.

Carlos França lembrou ainda que vários benefícios advirão para os serviços judiciários com a elevação de Anápolis para a entrância final como aspectos que englobam estrutura e incentivam a carreira dos magistrados e magistradas que atuam e atuarão na comarca.

“O Judiciário goiano cresce com isso e esse evento coincide com a feliz notícia de que Anápolis foi elevada para a entrância final, que é motivo de orgulho para todos nós”, destacou.

Justiça próxima do cidadão

Em suas considerações, o juiz Marcus Vinícius Alves de Oliveira, auxiliar da Corregedoria e coordenador-geral dos Encontros Regionais, afirmou que o evento é a forma mais eficiente de aproximar a comunidade da Justiça, bem como estreitar os laços com os magistrados (as) e servidores (as) das comarcas.

“Essa é uma oportunidade de, ao mesmo tempo, capacitar, receber orientações, críticas e sugestões”, evidenciou.

Ao dar boas-vindas aos presentes, a juíza Laryssa Moraes de Camargos, diretora do Foro local, agradeceu a homenagem prestada pelo corregedor-geral e pelo presidente do TJGO à comarca, bem como ao empenho de todos servidores (as) do fórum.

Na ocasião, a magistrada lembrou que o desembargador Leandro Crispim foi presidente da comissão que auxiliou na melhora da estrutura do fórum de Anápolis.

“Só tenho a agradecer pela atenção dedicada a nós. Sem a eficiência e dedicação de vocês, diamantes do Judiciário, não teríamos esse reconhecimento nacional”, valorizou.

Mesa diretiva e participações

Além do corregedor-geral e do presidente do TJGO, compuseram a mesa diretiva o desembargador Eudélcio Machado Fagundes, os juízes auxiliares da CGJGO Gustavo Assis Garcia e Soraya Fagury Brito, responsável pela área do Extrajudicial em Goiás; e a juíza Laryssa Moares.

De forma online marcaram presença os secretários-gerais Gustavo Machado do Prado Dias Maciel (da Corregedoria) e Dayenne Mara Martins Lima Alves (Presidência), bem como Sérgio Dias dos Santos Júnior, diretor de Correição e Apoio da Corregedoria, e Wanessa Oliveira Alves, e diretora da Divisão de Gestão de Pessoas do TJGO. Presencialmente participaram Clécio Marquez, diretor de Planejamento e Programas, Kenedy Augusto, diretor do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), além de magistrados (as) e servidores (as) da 3ª Região Judiciária.

Linguagem simples e acessível a todos

O painel “Linguagem Simples - Clareza e Elegância Textual”, tema contemporâneo e amplamente difundido no cenário nacional, no âmbito dos tribunais brasileiros, seguindo recomendação do Conselho Nacional de Justiça, que instituiu no ano passado o Pacto Nacional pela Linguagem Simples, foi introduzido pela juíza Marina Buchid, auxiliar da Presidência do TJGO e coordenadora do Inovajus, entusiasta deste assunto.

A magistrada falou um pouco sobre o trabalho do laboratório de inovação e a reestruturação no que diz respeito à adoção da linguagem simples não apenas criando oficinas, mas soluções colaborativas.

“A linguagem simples não é só um projeto nacional, ele foi encampado pelo presidente do TJGO integralmente. Estamos implementado vários projetos nesse sentido e sabemos que isso fará a diferença na vida das pessoas”, explicou.

Apontando as inovações na área da linguagem simples, a juíza ponderou que a linguagem jurídica tem suas peculiaridades e explicou que basta mover o cursor no site do TJGO para que seja demonstrado o sinônimo de qualquer palavra mais técnica a fim de que qualquer pessoa possa compreender melhor as decisões e sentenças.

“Recebemos um número muito alto de telefonemas porque a população não compreende as informações nos autos do seu processo. Acreditamos que com essa medida teremos uma melhora significativa na redução da quantidade de atendimentos”, sublinhou.

Clareza e elegância

A servidora e professora Gláucia Mendonça, lotada na secretária-geral da Corregedoria e especialista nesta seara, fez uma explanação detalhada e interativa da linguagem simples, pontuando aspectos de grande relevância como a clareza, a elegância do texto e a polidez. Ela fez ainda uma comparação entre o contexto da linguagem simples e o do Encontro Regional.

“O propósito do contexto da linguagem simples é o mesmo do Encontro Regional porque tem a ver com a interação e a aproximação da Justiça com a sociedade. Adotar a linguagem simples é uma responsabilidade de cada um de nós e demanda nosso próprio esforço. Escrever simples não é fácil, mas é possível com dedicação e boa vontade”, explanou.

Os servidores Diego Alves César, diretor de Planejamento e Inovação, e Jaquelline Martins e Silva, coordenadora de Inteligência e Inovação, mostraram um pouco do movimento pela linguagem simples no cenário nacional e internacional, bem como apresentaram as diretrizes do CNJ constantes do Pacto Pela Linguagem Simples, lançado pelo órgão no ano passado.

“De iniciativa do presidente do STF e do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso, o pacto teve a adesão imediata do TJGO e representa um passo essencial do acesso à justiça. E um fato que muito nos honra é que Anápolis foi uma das primeiras cidades do Brasil a regulamentar a linguagem simples”, evidenciou Jaquelline.

Homenagem

Em um momento de grande emoção, ao som da Música Trem Bala, da cantora Ana Vilela, os representantes da Diretoria de Planejamento e Programas (DPP) Clécio Marquez e Paulo de Castro fizeram uma homenagem à servidora Mislene Medrado, que foi diretora da Diretoria de Planejamento e Inovação até dezembro de 2023, quando morreu em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

“A história do Programa Encontros Regionais se mistura com a da Mislene. Esta é a primeira edição sem a sua presença física, mas estamos aqui para render nossas homenagens, pois ela viverá eternamente em nossos corações. Fica o aprendizado e a esperança de um encontro futuro com esse ser humano tão especial, exemplo de humildade nessa sua jornada”, comoveram-se.

Outros painéis

Sequencialmente, o segundo painel abordou o BNMP e Baixa Processual em Geral, ministrado por Thiago Borges, coordenador judiciário da Diretoria do Foro de Goiânia, seguido do PROJUDI / PJD e Operacionalidades do Sistema Gestão à Vista que teve como painelistas Maria de Fátima da Silva, assessora no gabinete do juiz Aldo Sabino, auxiliar da Presidência do TJGO, e Diego César Santos e Ludmila Rosa Coelho Mello, ambos da Diretoria de Planejamento e Inovação do TJGO.

O último painel sobre Gestão Aplicada do Processo Eletrônico e da Unidade Judicial teve como palestrante Susana Silva Araújo, assessora no gabinete do juiz Aldo Sabino, auxiliar da Presidência do TJGO.

Integram a 3ª Região Judiciária, além de Anápolis, Abadiânia, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Goianápolis, Jaraguá, Leopoldo de Bulhões, Petrolina de Goiás, Pirenópolis, Silvânia e Vianópolis.

Sobre os Encontros Regionais

Este é o sexto Encontro Regional promovido na gestão do desembargador Leandro Crispim. O evento é realizado pela Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás em parceria com a Escola Judicial do Tribunal de Justiça de Goiás (Ejug). A coordenação executiva do evento é da Secretaria-Geral e da DPP da CGJGO. Galeria de fotos (Texto: Myrelle Motta - Diretora de Comunicação da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás/Fotos: Wagner Soares - Centro de Comunicação do TJGO/Edição de Imagens: Hellen Bueno - Diretoria de Planejamento e Programas da CGJGO)

  •    

    Ouvir notícia: