Com um viés moderno, participativo e mais dinâmico, o Encontro Regional da 7ª Região Judiciária, cuja Comarca Polo é Luziânia, foi encerrado nesta sexta-feira, 19, pelo corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Leandro Crispim, com mais de 3,5 mil participações (presencial e online). O evento foi promovido pela Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás em parceria com a Escola Judicial de Goiás (Ejug), responsável pelas certificações. 

Na audiência pública, que finalizou o evento, o corregedor-geral elogiou a evolução ocorrida nos últimos anos durante administração do desembargador Carlos França à frente do Tribunal de Justiça de Goiás com diversas ações implementadas e voltadas para a modernidade da Justiça.

O Judiciário precisa ser mais ágil, trabalhar ouvindo os reclamos da sociedade, com total abertura e transparência. Buscarmos eficiência, rapidez e efetividade nos trabalhos”, ressaltou.

Ao relatar a ampla experiência desde que ingressei na magistratura ainda jovem, o corregedor-geral enfatizou que essa bagagem deve ser aproveitada, já que a intenção é atingir uma prestação jurisdicional de excelência.

Nossa preocupação é desempenhar o melhor trabalho possível com a ajuda de todos e de Deus. Essa região foi muito carente e sofreu muitos traumas na construção de outras comarcas. Hoje vivemos outra realidade, com melhor estrutura e corpo técnico de servidores mais eficiente. Queremos uma Justiça mais justa, rápida e eficaz”, evidenciou, colocando-se a disposição de todos para conversar sobre as demandas.

Fizeram parte da mesa diretiva além do corregedor-geral, e dos juízes Marcus Vinícius, Gustavo Assis e Célia Lara, a promotora Janaina Costa Vecchia de Castro, coordenadora das promotorias de Luziânia, Thais de Araújo Paiva Lima, presidente da subseção da OAB local, delegado Rafael Abrão, da 5ª Delegacia Regional de Polícia Civil, e tenente coronel Alessandro Arantes Neres de Souza, comandante do 5º Comando Regional de Polícia Militar.  

Participaram ainda Gustavo Machado do Prado Dias Maciel,  o secretário-geral da CGJGO, Clécio Marquez, diretor de Planejamento e Programas da CGJGO, dentre outras autoridades e membros da comunidade regional.  

Momento de diálogo franco

Por sua vez, o juiz Marcus Vinícius Alves de Oliveira, auxiliar da CGJGO e coordenador dos Encontros Regionais, disse que esse momento de abertura com a comunidade em geral e com as instituições representativas para manifestações, críticas, sugestões e elogios é de suma importância para o avanço na solução das questões apresentadas.

Demonstrando grande satisfação em participar do evento, o juiz Gustavo Assis Garcia, auxiliar da CGJGO, ouvir a sociedade local, mas todas que integram a 7ª Região Judiciária, tão importante no contexto do Estado. 

Emocionada, a juíza Regina Célia Lara, diretora do Foro de Luziânia, realçou a importância do Judiciário evoluir na entrega da prestação jurisdicional e realçou a presença de membros das escolas particulares, conselhos tutelares, e outros representantes da sociedade civil.

Me sinto representada por vocês. Quem está aqui hoje não é a magistrada, mas uma cidadã luzianiense”, comoveu-se.

Estreitando a comunicação com magistrados e servidores

Com grande entusiasmo, no período da manhã, o corregedor-geral deu as boas-vindas aos participantes e afirmou que a reunião interna tem por finalidade precípua o estreitamento da comunicação institucional entre a Corregedoria e os magistrados (as), os servidores (as) e os colaboradores (as) do TJGO.

O corpo funcional do Poder Judiciário representa um dos pilares fundamentais da democracia. A repercussão de nosso trabalho vai além das paredes do Tribunal. Ela se estende aos cidadãos, que dependem de nós para terem suas vozes ouvidas e seus direitos garantidos”, elevou o corregedor-geral.

Segundo o desembargador Leandro Crispim, os integrantes do TJGO são o elo entre a lei e a justiça. A seu ver, esse fator confere a cada um poder transformador, que repercute, diretamente, na importância do trabalho presencial, na imprescindibilidade da disposição de ouvir, de ver e de conhecer a comunidade e na relevância de sensibilizar com os problemas sociais.

Somos responsáveis por buscar soluções, por agir de forma proativa, célere e qualificada, por atuar em prol da construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Confio na capacidade de cada um de vocês para fazer a diferença”, enalteceu.

Reconhecimento

De acordo com o ele, esse reconhecimento é compartilhado por todo o corpo diretivo do Tribunal, que, mesmo em momentos de crise e de contingências orçamentárias, empreendeu esforços para realizar medidas de valorização do corpo funcional, promover capacitação, melhorar a estrutura física e tecnológica dos locais de trabalho, dentre outras medidas.

Leandro Crispim sublinhou ainda que a sinergia entre a administração do Tribunal, os magistrados, os servidores e os colaboradores foi essencial para que o Poder Judiciário goiano alcançasse o Selo Diamante no Prêmio CNJ de Qualidade 2022, bem como outras inúmeras premiações, que conduziram a Corte Goiana a um lugar de destaque no cenário nacional.

No entanto, é importante ressaltar que a prestação jurisdicional de excelência depende de um esforço constante. Torna-se impositivo perseverar em nossos esforços para superar desafios, buscar inovações e oferecer um sistema de justiça mais eficaz, célere, humanizado e equânime”, conclamou.

Formato dinâmico e prático

Em breves palavras, o juiz Marcus Vinícius fez questão de destacar que o programa nessa administração adotou um formato mais dinâmico, moderno e prático com painéis voltados para a gestão. Em consonância com o colega, o juiz Gustavo Assis relembrou que o encontro trouxe iniciativas inéditas e que os assuntos com maior praticidade foram priorizados nas palestras, antes voltadas ao âmbito jurídico.

Já a juíza Célia Regina fez uma retrospectiva rápida sobre os momentos difíceis vivenciados pelos magistrados e servidores na pandemia da Covid-19 e frisou que o encontro presencial remete à superação de inúmeros desafios com soluções e alternativas ágeis e inovadoras.

Gabinete Itinerante do Corregedor-Geral

Neste primeiro encontro da sua gestão, que ocorreu presencialmente, com transmissão online pela plataforma Zoom Meetings e pelo Canal do Youtube da Diretoria de Planejamento e Programas da CGJGO, foi instituído com pioneirismo por Leandro Crispim o Gabinete Itinerante do Corregedor-Geral, do qual ele despachou com sua equipe diretamente do fórum local nos dias três do evento sobre assuntos de natureza judicial, extrajudicial e administrativa afetos ao órgão censor em atendimentos contínuos.

Também foram realizados oito painéis voltados para temáticas relacionadas à gestão e reuniões com representantes dos cartórios extrajudiciais e tratativas sobre a regularização fundiária, uma inovação desta gestão. (Texto: Myrelle Motta - Diretora de Comunicação Social da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás/Fotos: Agno Santos - Centro de Comunicação Social do TJGO)

 

Números Finais do Encontro Regional da Corregedoria-Geral da Justiça com as comarcas da 7ª Região Judiciária:

 

Participantes na quarta-feira (17.5.2023):

Abertura: 115 (presencial) + 260 (on-line) = 375

Painel 1: 115 (presencial) + 159 (on-line) = 274

Painel 2: 72 (presencial) + 164 (on-line) = 236

Painel 3: 82 (presencial) + 167 (online) = 249

Painel 4: 65 (presencial) + 173 (online) = 238

 

Participantes na quinta-feira (18.5.2023):

Painel 5: 95 (presencial) + 288 (online) = 383

Painel 6: 92 (presencial) + 297 (online) = 389

Painel 7: 68 (presencial) + 229 (online) = 297

Painel 8: 68 (presencial) + 219 (online) = 287

Reunião do Extrajudicial: 83 (presencial) + 90 (online) = 173

Reunião Sobre Regularização Fundiária: 93 (presencial) + 120 (online) = 213

 

Participantes na sexta-feira (19.5.2023):

Reunião Institucional com servidores e magistrados: 113 (presencial) + 118 (online) = 221

Reunião Reservada com Magistrados: 30 (presencial) + 4 (online) = 34

Audiência Pública: 76 (presencial) + 92 (online) = 168

 

Total Geral (participantes presenciais e pelo canal online):

3.537 Participantes

  •    

    Ouvir notícia: