Como desdobramento do Programa Escuta da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás, que realizou em 18 de maio, instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, diversas palestras e workshops na comarca de Firminópolis, com o intuito de prevenir crimes sexuais contra crianças e adolescentes e fortalecer a Rede de Proteção no enfrentamento desse tipo de violência, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), presidido pela escrivã de polícia Rackell Marques da Silva Oliveira, promoveu o 1º Concurso de Redação e Desenho entre os alunos das redes municipal e estadual do ensino fundamental (do 2º ao 9º ano) da comarca, premiando ganhadores do 1º ao 3º lugar. 

 

Aproximadamente 700 alunos participaram do concurso no último dia 30 de maio. O encerramento foi aberto aos pais e, na ocasião, foi ministrada uma palestra destinada a todos os presentes.

O tema proposto foi “Abuso Sexual: Como me proteger” e teve a intenção de despertar as crianças e adolescentes para o que é o abuso sexual e a exploração infantojuvenil e alertá-las sobre as formas de pedir ajuda.

Em alusão ao “Maio Laranja”, mês em que várias iniciativas foram efetuadas no País com o objetivo de coibir o abuso infantojuvenil, inclusive em Firminópolis, o evento ocorreu em parceria com o Poder Judiciário local, prefeitura municipal e suas secretarias, Conselho Tutelar, Polícias Civil e Militar, OAB-GO, entidades religiosas, além de contar com o esforço concentrado da própria sociedade civil.

“Atividades como essas mostram o quanto a união de todos é importante para se buscar políticas públicas que alcancem a valorização da necessidade de proteção da criança e do adolescente em nossa querida Firminópolis. Agradeço a todos que se empenharam na execução desse valoroso trabalho. Sem vocês nada disso seria possível”, realçou a presidente do CDMCA.

Homenagem

Na oportunidade, o CMDCA, além das premiações, homenageou autoridades e pessoas que se dedicaram à realização do evento, conferindo-lhes o Troféu “Amigo da Infância e Juventude”, dentre elas o juiz Eduardo Gerhardt, diretor do Foro de Firminópolis, representado pelo servidor do Judiciário Carlos Antônio da Silva. No término do evento, foi servido ainda um jantar para 400 pessoas oferecido pela Secretaria de Ação e Promoção Social do Município de Firminópolis. Nas classificações finais, dois desenhos ocuparam o terceiro lugar pela retratação ímpar de situações que envolvem a luta contra o abuso sexual de crianças e adolescentes. (Texto: Myrelle Motta - Diretora de Comunicação Social da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás/Imagens: equipe da CMDCA de Firminópolis)

Premiações

1º prêmio redação : bicicleta + caneta personalizada com nome + certificado
2º prêmio redação : 1 mesa de futebol - totó + caneta personalizada com nome + certificado
3º prêmio redação : 1 tiro ao alvo eletrônico + caneta personalizada com nome + certificado
1º prêmio desenho: bicicleta + lápis de cor 48 cores + certificado
2º prêmio desenho: 1 mesa de futebol - totó + lápis de cor 48 cores + certificado
3º prêmio desenho: 1 tiro ao alvo eletrônico + lápis de cor 48 cores + certificado

Desenho ganhador do concurso (primeiro lugar):


Redação ganhadora do concurso (primeiro lugar):

 

 

  •    

    Ouvir notícia: