“O Projeto Gabinete Itinerante do Corregedor-Geral representa um paradigma de gestão horizontal colaborativa, embasada na escuta ativa e no contato direto do juiz com a comunidade e com os demais membros do Sistema de Justiça”. Dando ênfase ao novo projeto instituído na sua gestão neste biênio durante os Encontros Regionais, que cria um canal de comunicação profícuo entre todos os integrantes do sistema judicial, o corregedor-geral da Justiça do Estado de Goiás, desembargador Leandro Crispim, abriu na tarde desta quarta-feira, 21, o Encontro Regional da 11ª Região Judiciária, que tem Ceres como comarca sede.

Imbuído de gratidão e reconhecendo a 11ª Região Judiciária como o berço da sua carreira como juiz de direito, já que iniciou sua trajetória na magistratura em Uruana, na década de 80, o corregedor-geral iniciou os trabalhos do Encontro Regional, o segundo realizado pela Corregedoria na sua administração, com formato presencial e transmissão online, ressaltando que o Encontro Regional está alinhado aos parâmetros traçados pelo Plano de Gestão da CGJGO, bem como às diretrizes da Presidência do TJGO e do Conselho Nacional de Justiça.

“Tenho convicção que os diálogos institucionais, as reflexões sobre temas estratégicos e o planejamento são imprescindíveis para a implantação de um projeto de governança eficiente e que prime por uma prestação de serviço que tenha como características a celeridade, a qualidade, a transparência, a humanização e a economicidade”, evidenciou.

Reconhecimento nacional

Segundo o desembargador Leandro Crispim, o Tribunal goiano tem hoje grande reconhecimento nacional e é prestigiado com o maior selo de qualidade, no grau diamante, graças ao trabalho realizado pelos nossos magistrados, servidores, colaboradores e administradores. Entretanto, observou, que a cada ano, a demanda aumenta, sendo incomportável a ampliação da estrutura do Poder Judiciário na mesma
proporção.

“Para uma boa gestão é imperioso o planejamento e para planejar é preciso conhecer. Os painéis do evento foram pensados, a partir do estudo prévio da realidade local, de modo a buscar práticas administrativas e judiciárias adequadas ao gerenciamento do grande acervo de processos e à resolução dos conflitos de modo humanizado”, completou.

Ele destacou ainda que a proposta do Encontro Regional parte do princípio de que a construção conjunta gera comprometimento e está em consonância com a atribuição contemporânea da Corregedoria-Geral da Justiça.

“Muito mais do que a prática de ações tradicionais de repressão e de fiscalização, nos propomos a dialogar, a orientar, a capacitar e a trocar experiências”, sublinhou.

Trabalho de excelência e participação dos novos juízes

 

Ao saudar os presentes e manifestar imensa satisfação em participar dos encontros, o presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, desembargador Carlos França, enalteceu o Projeto Gabinete Itinerante do Corregedor-Geral, instituído pelo desembargador Leandro Crispim nos Encontros Regionais. A seu ver, iniciativa como essa são importantes para que o TJGO trilhe um caminho de sucesso, de aprimoramento na prestação jurisdicional.

“Esse contato com magistrados (as) e servidores (as) que atuam no âmbito judicial e no extrajudicial auxiliam a Corregedoria e o TJGO a ter uma visão panorâmica, buscando sempre o aprimoramento dos serviços prestados à sociedade. Se chegamos ao patamar do Selo Diamante temos que continuar avançando, pois a premiação será apenas uma consequência de um novo reconhecimento no cenário nacional”, frisou.

O presidente do TJGO observou a presença dos novos juízes aprovados recentemente no concurso para a magistratura. “Justamente por ter conhecimento da importância desses encontros para a qualificação profissional e integração entre magistrados, servidores, cartorários e a própria sociedade que o Tribunal liberou essa turma de novos juízes para participar do evento. A Corregedoria sempre poderá contar com a gestão do Tribunal, porque caminhamos na mesma direção”, enfatizou, desejando um proveitoso encontro a todos.

Técnicas de gestão e Justiça próxima da comunidade

Por sua vez, o juiz Marcus Vinícius Alves de Oliveira, auxiliar da CGJGO e coordenador dos Encontros Regionais, lembrou que esse é o segundo encontro da gestão do desembargador Leandro Crispim, que prioriza o diálogo, a solução de conflitos e painéis voltados para a gestão.

“Temos que discutir, ter iniciativas dialogadas para chegar a um bom termo, enxergar de forma mais ampla com um olhar diferenciado para técnicas de gestão”, orientou.

Para o juiz Alessandro Manso e Silva, diretor do Foro de Ceres, a Justiça precisa estar cada vez mais próxima dos cidadãos, sem vaidades ou distante dos verdadeiros anseios sociais.

“Precisamos estar atentos, ouvir os reclames e as vozes da sociedade, usar uma linguagem simplificada. A Justiça deve andar agregada à população. Que esse encontro venha a sedimentar esse ideal de uma justiça mais célere, humanizada, justa, que trabalha em prol da comunidade a que serve”, frisou.

Mesa diretiva

Compuseram a mesa diretiva na abertura do Encontro Regional, além do corregedor-geral, desembargador Leandro Crispim, e do presidente do TJGO, desembargador Carlos França (online), os juízes auxiliares da CGJGO Marcus Vinícius Alves Oliveira, Gustavo Assis Garcia (online), Ricardo Dourado (online), assim como os juízes Alessandro Manso e Silva, diretor do Foro local, e os juízes Cristian Assis, de Ceres, e Alex Alves Lessa - diretor do Foro de Rubiataba. Participaram ainda Gustavo Machado do Prado Dias Maciel (online) e Dayenne Mara Martins Lima Alves (online), secretários-gerais da Corregedoria e da Presidência, e Clécio Marquez, diretor de Planejamento e Programas da CGJGO.

Cultura de paz no ambiente de trabalho

Ao fazer uma breve apresentação o Programa Apoema, o juiz Gustavo Assis Garcia, auxiliar da CGJGO, realçou que a sua finalidade precípua é promover o desenvolvimento de pessoas para a promoção de cultura de paz, com o uso estratégico de práticas restaurativas, que geram autocuidado e autoresponsabilização na busca pela solução de conflitos no ambiente de trabalho.

“Basta que o diretor do Foro solicite de modo formal para a Corregedoria a atuação do programa na comarca que a implantamos e ouvimos cada membro do corpo funcional. O Poder Judiciário tem hoje a missão de pacificação social. Esse projeto propicia a empatia, o sentimento de pertencimento dos servidores ao Judiciário, uma reconexão pessoal e interpessoal nos círculos de justiça restaurativa”,

“Enxergando longe”

Apresentado pelas servidoras Maria Nilva Fernandes, diretora da Divisão Interprofissional Forense da CGJGO, e Cyntia A. de Araújo Bernardes, pedagoga e também integrante da DIF, o Programa Apoema é uma iniciativa estratégica da Corregedoria em apoio às comarcas do Judiciário goiano, no aperfeiçoamento da prestação jurisdicional, de modo a contribuir para a excelência dos serviços prestados à sociedade.

Ao dar início à exposição do Apoema, Maria Nilva explicou que em tupi-guarani essa palavra significa “aquele que enxerga longe”, em referência a um ambiente de trabalho saudável que possibilite a revisão de ideias, atitudes e ações nas relações intrapessoais e interpessoais, ampliando os recursos individuais e coletivos na promoção da saúde emocional e na redução de conflitos impactando positivamente na prestação jurisdicional.

Ao apontar os três pilares da comunicação não violenta, a diretora da DIF pontuou: “A comunicação não violenta é empática, conciliadora e não julgadora. Temos que aprender a conectar a nossa humanidade com o outro”, afirmou.

Outros painéis

Ainda na tarde desta quarta-feira, 20, foram apresentados painéis com temas relativos ao BNMP e Baixa Processual em Geral, Gestão Aplicada do Processo Eletrônico e da Unidade Judicial, PROJUDI / PJD e Operacionalidades do Sistema Gestão à Vista. O Encontro Regional da 11ª Região Judiciária, promovido pela Corregedoria em parceria com a Escola Judicial de Goiás (Ejug), segue até sexta-feira, 23.

Além da comarca sede de Ceres, integram a 11ª Região Judiciária Goianésia (Polo), Barro Alto, Crixás, Itapaci, Rialma, Rubiataba e Santa Terezinha de Goiás. (Texto: Myrelle Motta - Diretora de Comunicação da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás/Fotos: Agno Santos - Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia: